Especial Mostarda Nerd

Confira matérias especias para quem realmente é fã de carteirinha do universo nerd e da cultura pop em geral.

ESPECIAL


A SAGA DE ULTRAMAN

O INÍCIO 

Ultraman é um dos maiores ícones da cultura pop oriental e o protagonista da série de gênero tokusatsu de mesmo nome. O personagem foi extremamente marcante desde o início da sua estreia no dia 17 de julho de 1966. Além disso, ele também acabou tornando-se uma enorme referência no Japão em meio a diversos outros programas televisivos sobre criaturas gigantes e efeitos especiais, sem contar a enorme febre de admiradores e telespectadores que conquistou no mundo todo. Entretanto, embora toda a produção da obra tenha tornado-se antiquada e ultrapassada nos dias atuais, o protetor do planeta ainda possui muita fama e é reconhecido como um dos grandes marcos na introdução dos heróis japoneses na TV mundial.


A fama do personagem foi tanta que, após o fim da série televisiva de Ultraman em 1967, novos títulos foram lançados, transformando a icônica história do alienígena em uma franquia gigantesca, sendo mostrada até hoje, tendo como mais atual ainda produzido pelo estúdio Tsuburaya Productions, mantendo a essência da primeira aparição do herói, mas com novos personagens e vilões, além de enredos emocionantes e efeitos especiais muito mais sofisticados. Todavia, essa tradição icônica do gênero tokusatsu também gerou dezenas de filmes e uma leva de merchandising enorme.


HISTÓRIA

A história começa quando Shin Hayata, um oficial da Patrulha Científica (S.I.A no original japonês) estava voando em seu jato quando, de repente, avistou dois objetos voadores redondos que emitiam luzes coloridas e recebeu ordens para descobrir mais sobre eles. Ao se aproximar, o OVNI vermelho chocou com o transporte aéreo do rapaz e o matou acidentalmente. Sentindo-se culpado pela morte do homem, o alienígena que causou aquilo decidiu dar sua própria vida para salvar Hayata, assim, acabou fundindo-se ao patrulheiro e dando seus poderes, além de um dispositivo peculiar, dizendo ao humano para ativá-lo sempre que houvesse algum grande perigo.


Pouco antes desse ocorrido, a outra esfera gigantesca de cor azul mergulhou no mar e, assim, tanto o rapaz quanto o outro ser misterioso sumiram por toda a noite. No dia seguinte, uma enorme criatura emerge do mesmo local de impacto do objeto azul e começa a causar destruição. Shin, junto à Patrulha Científica, enfrentam o monstro, mas não conseguem derrotá-lo, então, Hayata levanta a Cápsula Beta dada pelo alien que o salvou. Assim, surge o Gigante de Luz Ultraman e luta contra o inimigo acirradamente, vencendo-o e destruindo sua forma de cúpula pouco antes das suas energias acabarem e voa para longe.


Nossos Heróis - Ultraman

Conheça os principais heróis de tokusatsu.



O REGRESSO DE ULTRAMAN

O Regresso de Ultraman, é a terceira série tokusatsu do estilo Família Ultra estrelada pelo quarto membro de M78 a ser apresentado ao público: Ultraman Jack.

Personagens:

  • Elenco: Jiro Dan (Hideki Goh), Rumiko Sakakibara (Aki Sakata), Mori Kishida (Ken Sakata), Hideki Kawaguchi (Jiro Sakata), Nobuo Tsukamoto (Cap. Katsuhiro Kato), Jun Negami (Cap. Ryu Ibuki), Mika Katsuragi (Yukiko), Ken Nishida (Fumio Kishida), Yutaro Mitsui (Ippei Ueno), Junsuke Ikeda (Takeshi Minami), Kazuko Iwasaki (Lumiko Murano).


Em ''O Regresso de Ultraman'', Jiro Dan interpreta um protagonista bastante carismático. O jovem Hideki Goh, conquista logo no primeiro episódio, devido a sua personalidade. Ele é um homem humilde, que trabalha em uma oficina e tem a sua vida e sonhos como qualquer outro rapaz de sua idade. )


O Regresso de Ultraman é uma continuação do Ultraman e Ultraseven, produção de 1971, quatro anos após Ultraseven deixar a Terra, e cinco anos depois que o primeiro Ultraman esteve por aqui. O primeiro episódio começa com uma luta entre dois monstros gigantes chamados Takkong e Zazahn em Tóquio.


Em meio à destruição provocada pelos monstros, o jovem piloto de carros de corrida Hideki Go é morto enquanto tenta resgatar um garotinho e um cachorro dos destroços que caem. Seu valente sacrifício é observado por todos, incluindo seus amigos e a nova força de defesa MAT (Monster Attack Team), mas um ser invisível também estava lá.Olhando por cima de Hideki está Ultraman Jack que, por ficar tão tocado pelo heroísmo do piloto de corridas, decide combinar sua força vital com a de Hideki, trazendo-o de volta à vida, assim como Ultraman original fez com Shin Hayata.


A MAT, então, pede a Hideki para se juntar à equipe e ele faz isso, especialmente porque nesta assustadora nova era dos monstros, a Terra precisa de um salvador. Ao levantar o seu braço direito e movido por sua força de vontade, Hideki se transforma em Ultraman Jack para combater os inimigos.

Pertencente à organização de defesa da Terra das Nações Unidas, a Monster Attack Team (MAT) foi formada com o objetivo de matar os monstros que foram despertados por eventos climáticos extremos e fenômenos da terra.


Eles têm uma sede em Nova York, bem como no Japão, onde têm uma base terrestre em Kanda Nishiki-cho, Tóquio, e uma base de submarinos no fundo do mar da Baía de Tóquio. Além disso, eles também possuíam uma estação espacial.


Ultraman Animes


Baseada em um mangá que começou a ser publicado em 2011, a história também é novinha em folha para a maioria dos fãs. Em vez de Shin Hayata, o membro da Patrulha Científica que se fundia a uma força alienígena para se transformar no Gigante de Luz Ultraman, quem comanda a aventura agora é Shinjiro Hayata, filho adolescente do herói original. A nova série se passa décadas depois do primeiro arco de "Ultraman" na TV - de lá para cá, na verdade, foram dezenas de diferentes encarnações, nem todas populares no Brasil.

ULTRAMAN NETFLIX

Quando uma nova força sombria surge, ele precisa vestir o uniforme metálico na luta contra o mal. Novos aliens tentam invadir a Terra e Shinjiro precisará se preparar para as batalhas. Com a força de Ultraman, ele poderá proteger a humanidade.idere, decida. empoderamento.

A primeira temporada da série anime de Ultraman na Netflix foi lançada em 2019.

“Era uma vez um “Gigante de Luz” que defendeu a paz mundial contra monstros horripilantes e invasões alienígenas. Seu nome era Ultraman. O tempo passou desde que ele partiu da Terra, após ter completado sua missão – empreitada que exigiu que fundisse sua energia vital com Shin Hayata, membro de uma equipe de investigação científica que, com isso, ganhou poderes incríveis. Nesses tempos, a humanidade viveu uma era de prosperidade. Agora, quando o mundo mais uma vez precisa do poder de um “Gigante de Luz”, surge um novo herói, herdeiro do fator genético de luz. Mas ele não é gigante, e sim um estudante de ensino médio meio enrolado, amparado por um traje metálico. Seu nome é Shinjiro Hayata. Uma nova história se desenrola quando o filho de Shin Hayata, o homem que já foi Ultraman, luta para se tornar o Ultraman de uma nova geração”.


INFORMAÇÃO DA TEMPORADA


13 episódios

Canal original: Netflix

Exibida desde: 1 de abril de 2019


NOTÍCIAS


Ultraman: 2ª temporada do animê estreia na Netflix em 2022

A segunda temporada de Ultraman vai estrear mundialmente pela Netflix na primavera japonesa de 2022 (entre março e junho). Os novos episódios serão baseados no arco do mangá de que apresenta a versão alternativa do herói Kotaro Higashi/Ultraman Taro.


ULTRAMAN MANGÁ

Criado por Eiichi Shimizu e Tomohiro Shimoguchi. Continuação direta da série original, de 1966 a nova trama ainda acha espaço para revolucionar o estilo ao trazer um herói de armadura ao invés do clássico personagem de colante com proporções gigantes.


Título original: Ultraman (奥特曼)
Título nacional: Ultraman
Autor: Eiichi Shimizu; Tomohiro Shimoguchi
Serialização no Japão: Heros
Demografia: Seinen
Editora original: Heros/ Shogakukan Creative
Editora Brasileira: JBC
Nº de volumes no Japão: 17 (Ainda em publicação)
Nº de volumes no Brasil: 14
Início da publicação no Brasil: Setembro de 2015
Formato: 12 x 18 cm
Miolo: papel offset
Preço: R$ 22,90

Ultraman #01, 2012


Este é o início de uma nova era


Ultraman voltou. Após inúmeras batalhas para defender a Terra, o herói nunca mais foi visto e, com o tempo, se tornou uma lenda. Algumas décadas depois, Shin Hayata se casou, teve um filho e virou Ministro da Defesa do Japão. Mas ele e seu filho são um pouco diferentes das pessoas comuns e Hayata não tem memória do porquê. Quando estranhos acontecimentos voltam a ocorrer no Japão, um “velho novo” herói vai surgir e muitas perguntas feitas pelos fãs ao longo do tempo começarão a ser respondidas.

Ultraman #02, 2013


Quem é Moroboshi?


Depois da furiosa batalha contra o inimigo que surgiu de repente, Shinjiro acorda na cama do laboratório da Patrulha Científica. Ali, mesmo não conseguindo compreender a situação por completo, ele fica sabendo da verdade chocante. Qual é o perigo iminente que se aproxima? Qual a relação entre a polícia e a Patrulha Científica? Quem é o homem chamado “Moroboshi”?

Ultraman #03, 2013


Desajeitado


Aceitando a proposta da Patrulha Científica, Shinjiro se torna o novo Ultraman, mas ainda não sabe utilizar seus novos poderes com responsabilidade e acaba criando um caos na cidade ao perseguir um extraterrestre.


Enquanto isso, um assassino em série está matando todos aqueles que postam comentários negativos no site da cantora Rena Sayama.

Ultraman #04 2014


Luz cortante


“Armadura ULTRAMAN ver. 7.0 – chamada também de ‘Seven’.” Moroboshi aparece vestindo uma nova armadura de Ultraman. Shinjiro fica sem reação ao ver Moroboshi exterminar alienígenas sem hesitação. Ao mesmo tempo, Edo elabora um plano para despertar o “Fator Ultra” latente de Shinjiro, mas…

Ultraman #05, 2014


Reataliação


O palco do animado show de Rena Sayama dá lugar para uma batalha fervorosa! Shinjiro e Moroboshi entram num confronto direto contra Adad, e até Bemular faz uma aparição! Os fogos se cruzam e os sentimentos se entrelaçam. Que desfecho terá esse “show da insanidade”…?! E como se não bastasse, um misterioso rapaz chamado Hokuto aparece diante de Shinjiro, mas não se sabe ao certo suas reais intenções…

Ultraman #06, 2015


Ás


Hokuto, um calouro de Shinjiro, aparece vestindo uma armadura de Ultraman que a Patrulha Científica não tinha conhecimento. Ele chega aos locais onde há alienígenas fora de controle e os aniquila antes dos Guerreiros Ultra. As suas ações parecem desgovernadas, mas há algo que o move por trás…! A verdadeira identidade de Hokuto será um “Ás” na manga da Patrulha Científica ou um “Coringa” a serviço do inimigo?!

Ultraman #07, 2015


Armadilha


Agora que Shinjiro conheceu a face oculta de Hokuto, um confronto entre os dois é inevitável. O problema é que o nosso Ultraman está sem a sua armadura, e o Ace não parece pegar leve nos seus ataques. Quando o duelo parecia desesperador para Shinjiro, Moroboshi surge para resolver as coisas de vez. E de quebra, o Seven traz consigo uma revelação chocante: “Eu não sou terráqueo”… O que isso pode significar?! E qual será a reação de Shinjiro ao saber disso?!

Ultraman #08, 2016


Do leste, surge a luz do amanhecer


Para proteger Yuko, Hokuto vai à luta. Porém, a força de Ace Killer é esmagadora. Jack, Red, e até Hayata vestindo uma armadura Ultra chegam para ajudar, mas o grupo inimigo parece sobrepujar as forças terráqueas. Quando Hokuto se dá conta da própria impotência diante de Ace Killer, chega a desistir da luta, mas é salvo pelas palavras de Shinjiro! E assim, desperta o seu real poder em nome de Yuko…! É agora! É hora do contra-ataque de Ace e da Patrulha Científica!

Ultraman #09, 2016


Nº 6


Koutaro Higashi é um jovem japonês nos Estados Unidos que sonha em ser fotógrafo. Porém, ao descobrir a existência dos alienígenas, se envolve em um incidente e quase perde a vida. Salvo pelo acaso e adquirindo poderes sobre-humanos, Koutaro resolve se tornar o “defensor da justiça” e combate o crime da cidade de Nota Iorque!

Ultraman #10, 2017


Forças de unindo


O objetivo da Estrela das Trevas que fugiu da “Cidade” dos Alienígenas é a invasão da Terra. Para combater essa organização maligna de Nova York, Koutaro abandona o ideograma “kou”, que significa “luz”, de seu nome e se torna apenas “Tarô”. Faltam 6 horas até o ataque total… Nesta situação desesperadora, os guerreiros se dirigem a Nova York. O futuro da Terra será decidido nesta batalha!!

Ultraman #11, 2017


Hayata, o Ultraman original vestindo uma nova armadura, se une a Shinjiro, Moroboshi, Tarô, Hokuto e Jack em Nova York para enfrentar as forças da Estela das Trevas.

Ultraman #12, 2018


Depois do épico desfecho da batalha de Nova York, os Irmãos Leo surgem. O objetivo da dupla de assassinos é eliminar o alien Adad.




Ultraman #13, 2019


Ultraman e Ultraseven enfrentam dois assassinos para matarem os novos Irmãos Ultra. Eles são dois alienígenas oriundos do planeta L-77. Seus nomes: Leo e seu irmão mais novo Astra.

Ultraman #14, 2019


Um novo grupo de assassinos começa a aterrorizar a cidade. Quem serão eles? Serão humanos ou alienígenas. Em meio a tudo, a conduta da Patrulha Científica começa a ser questionada. A quem a agência estaria de fato servindo?


Filmes de Ultraman


Dentre dezenas de filmes relacionados ao icone da cultura pop japonesa. Ultraman vem se reiventando com o passar dos anos e continua arrebanhando fãs por todo mundo.


Escolhemos alguns dos principais filmes do herói de tokusatsu, espero que gostem do foi adicionado no especial.


Em breve, criaremos no site uma aba somente para o universo de Ultraman, este herói que conquistou a todos nós. 


ULTRAMAN ZERO - O FILME, 2010

Após sobreviver uma batalha contra Ultraman Zero, Belial ressurge com fome de vingança para tomar e dominar a galáxia com seu poderoso exército de combatentes. Por conta disso, Ultraman Zero monta uma liga de amigos, ambos de humanos e aliens, para enfrentar Belial mais uma vez e trazer paz para toda a galáxia.

ULTRAMAN SAGA - O FILME, 2012

Em Ultraman Saga - O Filme, a Terra instalou uma estação espacial em Marte quinze anos após o desaparecimento de Shin Asuka (Takeshi Tsuruno). No entanto, a estação é atacada por algumas Granspheres e Taiga (Daigo Naito) é chamado para combater os inimigos, mas acaba desaparecendo.

ULTRAMAN GINGA S - O FILME: CONFRONTO! OS 10

GUERREIROS ULTRA

A Terra estava em paz por um período mas é atacado por um novo inimigo com os poderes do espaço-tempo. Etelger. Musashi, anfitrião Cosmos pede ajuda a UPG para tentar salvar os guerreiros Ultras que foram selados na Fortaleza Interdimensional por uma mulher guerreira chamada Arina. O destino de todo o mundo vai estar em jogo.


ULTRAMAN X - O FILME, 2016

Após fiar 15 anos vivendo como data em um computador, Ultraman acha um novo humano para usar o XDevizer e lutar contra o mal depois que o apresentador de televisão Carlos Kurozaki invadiu uma pirâmide misteriosa e pegou uma misteriosa jóia, o monstro Zaigorg é liberado e quer roubar a jóia de Kurozaki. Agora, o único modo de combater Zaigorg e seu exército de kaijus é juntando o Ultraman X, Ultraman Tiga e o Ultraman original para salvar o mundo. 

ULTRAMAN ORB: O FILME, 2017

Um item misterioso é entregue ao SSP. Gai Kurenai retorna para procurar X. Ultraman Orb precisa resgatar os Ultra e derrotar Murnau.

O Universo enfrenta uma nova ameaça: Gillvalis, o super cérebro artificial que quer exterminar toda a Humanidade, está em busca do Aço Vermelho, o único mineral que pode ameaçar seus planos. Enviando seu exército de robôs para a Terra, o gigantesco inimigo não contava com a presença do jovem guerreiro Ultraman Geed, que fará de tudo para impedir esse devastador ataque. E para isso, Geed vai contar com a ajuda de outros Ultra Guerreiros: Orb e Zero, que estão dispostos a tudo para preservar a paz no Universo e eliminar essa ameaça.


ULTRAMAN R&B: O FILME - O CRISTAL DA UNIÃO, 2019

Após a paz ser restaurada em Ayaka-shi, Isami e Asahi lutam para alcançar seus sonhos. Katsumi é enviado para um planeta distante. Na Terra, o monstro Snake Darkness aparece e Katsumi terá que encontrar seu caminho de volta à Terra e se reunir com sua família.


ULTRAMAN TAIGA - O FILME: CLÍMAX DA NOVA GERAÇÃO, 2020

Hiroyuki Kudo, que tem a habilidade de se transformar em Ultraman Taiga, Titas e Fuma, está sendo caçado. Para salvá-lo, os Ultras da Nova Geração se unem. Além disso, o pai de Taiga, Taro, também vem à Terra, mas ele acaba atacando impiedosamente o próprio filho. O que será que aconteceu com Taro? Unidos, os heróis da nova geração tentam descobrir, enquanto enfrentam uma enorme força das trevas!

ULTRA GALAXY FIGHT: HERÓIS DA NOVA GERAÇÃO, 2021

Em Ultran Galaxy Fight, Ultraman X e Ultraman Geed são atacados por dois guerreiros das trevas em um planeta muito distante. Enquanto isso, a Ultrawoman Grigio é sequestrado pelo Ultra Dark-Killer e seus irmãos fazem de tudo para resgatá-la. Eles juntam forças com vários outros hérois da galáxia para derrotar o vilão. Porém descobrem que ainda existem vários outros inimigos para derrotar: toda a legião dos guerreiros das trevas. Será que eles iram conseguir resgatar a irmã?

SHIN ULTRAMAN

Produzido pelo Studio Khara (tetralogia de Evangelion), que pela primeira vez atua na produção de um live-action em parceria com a Tsuburaya Productions, o longa conta com roteiro de Hideaki Anno (criador da franquia Evangelion), um fã confesso de Ultraman, e direção de Shinji Higuchi (Shin Godzilla).


Shin Ultraman terá uma nova data de estreia revelada mais adiante.


Takumi Saitou interpretará o personagem principal do filme, o homem que pode se transformar em UltramanMasami Nagasawa será o parceiro do personagem principal. Hideotshi Nishijima também estrelará o filme.


Programado para ser lançado durante o verão deste ano no Japão, Shin Ultraman (New Ultraman), filme live-action que traz uma nova história protagonizada pelo herói da Nebulosa M-78 teve seu lançamento adiado no país por conta da pandemia. A TOHO aproveitou a ocasião para divulgar um novo teaser do longa-metragem. Shin Ultraman terá uma nova data de estreia revelada mais adiante.


NOTÍCIAS


Ultraman ganhará filme animado na Netflix

A Tsuburaya Productions anunciou que um filme animado feito em computação gráfica de Ultraman está em desenvolvimento na Netflix. A produção ainda não tem data de estreia e não terá nenhuma ligação com o atual anime do personagem que já está disponível na plataforma. O enredo, no entanto, será totalmente inédito e o plano é fazer com que esta se torne uma das produções mais populares da marca.


Shannon Tindle, que já trabalhou em filmes como Coraline e Kubo e as Cordas Mágicas, está dirigindo. John Aoshima, que dirigiu uma série de episódios de Gravity Falls, está co-dirigindo. Ao lado de Tindle, Marc Haimes escreverá o roteiro. Confira abaixo a primeira arte conceitual da produçãoInfelizmente, nenhuma janela de lançamento acabou revelada. A imagem acima fornece uma olhada na animação, com um design do Ultraman claramente baseado no original.


Sem data de estreia ou elenco confirmados, tudo o que se sabe é que o filme está agora em desenvolvimento e que contará atores japoneses e ocidentais.


ULTRAMAN GAMES


Ultraman: Legend of Heroes

Ultraman Legend of Heroes” é um jogo móvel de ação 3D baseado no clássico tokusatsu de fantasia nacional da série “Ultraman”, autorizado oficialmente pela Tsuburaya Productions Co., Ltd. Ultraman clássico e lendário se unem, cada modelo de personagem, ação, habilidade e dublagem, seguem rigorosamente o cenário clássico e seguem a restauração perfeita. Permitindo que você experimente o enredo original do Ultraman, ao mesmo tempo em que lhe mostra uma verdadeira grandeza Ultra World, deixe-o estar nele e ficar entusiasmado.

O robô lutador gigante volta com toda a energia em Override 2: Super Mech League!


A Ultraman Deluxe Edition inclui o jogo Override 2 e o


Passe de Temporada Ultraman, contendo:

  • Ultraman
  • Bemular
  • Dan Moroboshi
  • Black King



JOGOS DE CARTAS

Confira abaixo os mais variados jogos de cartas do Ultraman. Os modelos apresentados estão no idioma original.

Todas as cartas demonstradas no especial estão disponíveis no Ali Express, para maiores informações favor visitar o site.


A ASCENSÃO DE ULTRAMAN


Totalizando cinco volumes, A Origem de Ultraman foi a primeira série de HQ produzida em parceria entre a Marvel e a Tsuburaya. A equipe criativa de Kyle Higgins e Mat Groom co-escreveu o projeto com arte de Francesco Manna. Além disso, as artes das capas variantes são do renomado Alex Ross.


A HQ reconta os principais eventos da série original de Ultraman (1966), começando pelo momento em que Shin Hayata, um dos agentes da Patrulha Científica, se torna hospedeiro do herói gigante da Nebulosa M-78.


ULTRAMAN VOL.01: A ASCENSÃO DE ULTRAMAN


Entre a humanidade e os terríveis kaiju - inimagináveis monstros que espreitam as sombras do mundo - existem heróis! Mas quem são esses enigmáticos defensores, e como eles conseguem milagrosamente nos proteger? Shin Hayata e Kiki Fuji passaram a metade de suas vidas tentando descobrir isso, e agora essa sua obsessão os levará direto a um sombrio e antigo segredo... e a um misterioso guerreiro vindo de além das estrelas! Um clássico da cultura pop reimaginado para os tempos atuais, com a excelência da Marvel Comics!

O primeiro volume de A Ascensão de Ultraman (The Rise of Ultraman) já está em pré-venda no site da Amazon. Com previsão de lançamento para 22 de dezembro, a série de quadrinhos publicada recentemente pela Marvel Comics vai custar R$ 52,90. A versão brasileira produzida pela Panini terá capa dura, com medidas de 17 x 26 cm. Serão 136 páginas coloridas do tipo couche 90.


Anteriormente, a Panini havia anunciado a série como A Origem de Ultraman. Por sinal, a editora resolveu opitar pela tradução direta do título.


THE TRIALS OF ULTRAMAN

Em 2021, uma segunda série intitulada The Trials of Ultraman foi publicada nos EUA em cinco volumes. The Mystery of Ultraseven será a próxima publicação da Marvel, prevista para o início de 2022.

The Trials of Ultraman (2021) #1 (Variant)


Publicação nos EUA: 17 de março de 2021


Escrito por: Kyle HigginsMatthew Groom


Obra da capa: Matthew Frank


Sinopse: O Ultraman evitou por pouco uma catástrofe por décadas. O mundo foi salvo - mas também mudou para sempre. Agora - vêm as consequências. Grande parte da população vê seus apoiadores com suspeita. Os inimigos se escondem à vista de todos, e mesmo aqueles mais próximos de Shin Hayata não necessariamente têm fé no Gigante de Luz. Mas, finalmente, um camarada há muito perdido voltou misteriosamente! Isso é bom, certo? A Ascensão acabou. As rodas de suporte estão desligadas e as apostas nunca foram tão altas.


Confira as capas variantes do vol. 01:

Confira abaixo as datas de lançamento de The Trials of Ultraman nos EUA e suas respectivas capas.

  • The trials of Ultraman vol. 02 - abril, 2021
  • The trials of Ultraman vol. 03 - maio, 2021
  • The trials of Ultraman vol. 04 - julho, 2021
  • The trials of Ultraman vol. 05 - agosto, 2021

Chegamos ao fim do nosso especial "A saga de Ultraman."


Não perca a próxima edição do especial Mostarda Nerd!


ESPECIAL

A MAIOR SÉRIE DE TODOS OS TEMPOS

ESPECIAL DE ABRIL

Para o especial deste mês de abril, escolhemos abordar a série de maior sucesso "Games of Thrones".

A série épica, é apontada pela critica como uma das maiores séries de todos os tempos, e não só pelos especialistas de televisão como também por muitos fãs ao redor do mundo. Por isso, por essa paixão em comum com Game of Thrones, o Mostarda Nerd preparou esse especial para você leitor, nosso intuito é que você mergulhe na nostalgia das 8 temporadas e também venha beber um pouco da fonte de toda essa obra de arte (os livros de George R.R. Martin).


Bom proveito!!!

Quem é George R.R
Martin


O amor pela leitura veio desde criança, em 1970, se formou jornalismo e em 1971, completou o seu mestrado. Foi durante esse período que ele começou a escrever e, acredite, uma de suas primeiras histórias foi recusada 42 vezes em 42 revistas diferentes!

A maneira como George escreve faz com que o leitor se prenda a história, querendo cada vez mais continuá-la e aguardar por um fim diferente, porém o autor sempre consegue criar algo novo. Seus livros são praticamente impossíveis de se imaginar um final, já que ele sempre acaba surpreendendo.

George começou a escrever a sua mais famosa saga na década de 90, O primeiro livro de "As Crônicas de Gelo e Fogo" começou a ser escrito em 1991, mas só foi publicado em 1996.

Em 2007, o canal de televisão HBO comprou os direitos de transmissão da série inteira de Martin. Em 2011, estreou a primeira temporada de Game of Thrones, o primeiro da série que alcançou grande sucesso. Assim surgiu GoT, com uma grande produção HBO junto da mente genial de George R.R Martin.

 

O mundo de Game of Thrones

 Conheça o universo da série que colecionou fãs no mundo inteiro
A História de Game of Thrones

Game of Thrones acontece nos continentes fictícios de Westeros e Essos, em um cenário que se assemelha muito à Idade Média da Terra - embora, como em muitos romances de fantasia, não haja correlação específica com a história da Terra. Embora a história contenha elementos de fantasia comuns, como esgrima, magia e criaturas fantásticas como dragões, esses elementos são subestimados em favor da intriga política e do drama humano.

A saga mostra as três principais histórias da série de livros. A primeira é a guerra civil contínua entre as várias casas de Westeros, cada uma disputando o Trono de Ferro e o controle dos Sete Reinos de Westeros - daí o nome de Game of Thrones. As três casas principais envolvidas nessa guerra civil são os Starks of Winterfell, os Lannisters de Casterly Rock e os Baratheons de Dragonstone. No início da série, os Baratheons controlam o Trono de Ferro. No entanto, com a morte do rei Robert Baratheon, os Lannister tomam o poder quando a esposa de Robert, Cersei Lannister se torna rainha-regente depois que seu filho assume o trono. O irmão de Cersei, Tyrion Lannister, se torna seu conselheiro principal. Depois disso, muitas das outras casas se levantam para combater o controle dos Lannister e reivindicar seu próprio direito ao Trono de Ferro.

O segundo enredo se passa em Essos, uma terra dura, principalmente desértica. Daenerys Targaryen, a filha exilada e o último herdeiro sobrevivente da Casa Targaryen (que costumava governar os Sete Reinos antes dos Baratheons chegarem ao poder), procura construir um exército e retornar a Westeros para recuperar o Trono de Ferro. Inicialmente vendida em casamento ao líder tribal Dothraki Khal Drogo por seu irmão mais velho, Daenerys se tornou uma rainha poderosa e tem em seu poder três dragões - uma espécie considerada instinto desde o governo dos Targaryen. Com seus dragões e o enorme exército que ela está construindo, Daenerys planeja atravessar o Mar Estreito, que separa os dois continentes, e derrotar aqueles que depuseram e mataram seu pai.

O terceiro enredo se passa na parte norte de Westeros, na imensa estrutura de gelo chamada Muralha, que protege as terras do sul dos humanos "selvagens" e criaturas sobrenaturais (como os Caminhantes Brancos) que vivem "além do Muro". Jon Snow, filho ilegítimo de Ned Stark (chefe da House Stark), alista-se com a Patrulha da Noite, o pequeno exército estacionado no Muro, encarregado de proteger as terras do sul. Com a aproximação de um longo inverno, o Muro e a Patrulha da Noite estão cercados por invasores selvagens que buscam ultrapassar os Sete Reinos. O que está acontecendo no Muro é praticamente desconhecido para o resto de Westeros, e os povos dos Sete Reinos não estão preparados para a ameaça que se aproxima.


Personagens da Saga

Consideramos na lista, os principais personagens.
São inúmeros os que aparecem durante toda a saga da série Game of Thrones.

JON SNOW


Jon Snow é o filho bastardo de Eddard Stark com uma mãe cuja identidade não é conhecida. Jon foi criado por seu pai ao lado dos seus meio-irmãos, mas juntou-se à Patrulha da Noite quando atingiu a idade adulta. É constantemente acompanhado por seu lobo albino Fantasma. 


Na série de televisão é interpretado pelo ator Kit Harington.


APARÊNCIA & PERSONALIDADE


Ainda com quatorze anos, é dito que Jon tem mais características dos Stark do que seus meio-irmãos. Jon tem um rosto magro e longo, com cabelos escuros e olhos de um cinza tão escuro que parecem quase negros. Ele é forte e rápido. Tyrion Lannister observa que Jon possui o rosto dos Stark, mesmo que não tenha o nome: comprido, solene, reservado, um rosto que não revela nada. Também nota que, quem quer que a mãe de Jon era, não deixou nenhum traço seu no rapaz. Arya Stark diz que ela e Jon tem o mesmo rosto de seu pai, enquanto os outros irmãos são mais Tully. Após juntar-se a Patrulha da Noite, ele veste seus trajes negros.



DAENERYS


A Rainha Daenerys Targaryen, também conhecida como Daenerys Nascida na Tormenta, é um dos últimos membros confirmados da Casa Targaryen, junto com o irmão mais velho Viserys, que se refere a ela como Dany. Ela é a filha mais nova do Rei Aerys II Targaryen e sua irmã-esposa, a Rainha Rhaella.


Ela é um dos principais personagens  em As Crônicas de Gelo e Fogo. Na adaptação televisiva Game of Thrones, Daenerys é interpretado por Emilia Clarke.


APARÊNCIA & PERSONALIDADE


Uma jovem em seus primeiros anos de adolescência, Daenerys tem os olhar Valiriano clássico; Ela tem olhos violetas, pele pálida, e longos cabelos pálidos de prata e ouro. Daenerys é delgada de moldura, com peitos pequenos. Ela diz ter uma certa semelhança física com a Rainha Naerys Targaryen, embora Daenerys seja mais alta. Daenerys foi descrita como justa, e bonita.


Ao lado da língua comum, Daenerys fala o Valiriano Bastardo das Cidades Livres com um sotaque de Tyroshi, bem como Alto Valiriano. Ela rapidamente aprende a língua Dothraki, bem como a língua Ghiscari.


Daenerys cresceu aterrorizada e abusada por seu irmão Viserys, e foi considerada medrosa e furtiva pelo Magister Illyrio Mopatis. Ela tornou-se mais confiante com o tempo em As Crônicas de Gelo e Fogo, e seus seguidores geralmente a consideram com grande respeito e amor, e Jorah Mormont e Barristan Selmy a compararam com seu falecido irmão, o Príncipe Rhaegar, que tinha sido valente, honrado, e nobre, e ainda é recordado com carinho por alguns nos Sete Reinos.


Daenerys ama o mar, pois faz com que ela se sinta livre, bem como os marinheiros com suas músicas e histórias. Ela também gosta de ler as histórias e as músicas das crianças dos Sete Reinos. Ela gosta de calor, preferindo que seus banhos estejam sempre muito quentes.


Descendente dos Senhores de Dragões, Daenerys sonha frequentemente com dragões. Embora ela esteja familiarizada com a Fé dos Sete e acredite na existência dos deuses, ela não parece seguir uma fé em particular.



CERSEI LANNISTER


Cersei Lannister é a filha mais velha de Lorde Tywin Lannister e irmã gêmea de Jaime Lannister. Depois da Rebelião de Robert, ela se casa com o novo rei, Robert Baratheon e se torna a rainha dos Sete Reinos. Somente no 4º livro, “O Festim dos Corvos", ela se torna um personagem com ponto de vista. Na série de televisão é interpretada pela atriz Lena Headey.


APARÊNCIA & PERSONALIDADE


Cersei é voluntariosa, ambiciosa e tem certa baixa astúcia. Ela é, em sua própria opinião, uma política astuta e gosta de ver a si mesma como a verdadeira herdeira de seu pai e se ofende quando questionam suas ordens. É ressentida com as restrições que lhe impõe devido ao seu sexo, mas nunca percebeu que as pessoas não dão o devido respeito às suas ordens porque é uma líder incapaz.



SANSA STARK


Sansa Stark é a filha mais velha de Catelyn e Eddard Stark. Ela tem três irmãos (Robb, Bran e Rickon), e uma irmã mais nova, Arya. Sansa Stark é uma das personagens PDV principais dos livros. Na série de televisão é interpretada pela atriz Sophie Turner.


Sansa é tradicionalmente bonita, puxando a família de sua mãe, os Tully, com suas grandes maçãs do rosto, olhos azuis vívidos e cabelos ruivos espessos. Ela tem onze anos no começo dos livros. Já crescida, ela é descrita como alta, elegante e feminina.


Sansa foi criada para ser uma dama, e possui as tradicionais graças femininas de seu meio, com um interesse especial em música, poesia, cantoria, dança, bordado, e outras atividades tradicionais femininas. Como várias garotas de sua idade, Sansa é encantada por cantos e histórias de romance e aventura, principalmente aquelas com princesas belas, cavaleiros honráveis, cavalheirismo, e amor. Inicialmente, essas canções e histórias eram a visão de Sansa sobre o mundo além de Winterfell, um mundo que ela deseja desesperadamente conhecer, mas depois ela foi desiludida de suas noções românticas inocentes.



TYRION LANNISTER


Tyrion Lannister é o terceiro e mais novo filho do Lorde Tywin Lannister e sua esposa, a Lady Joanna Lannister. Tyrion é um anão, e por causa disso é chamado, zombeteiramente, às vezes, de Duende e Meio Homem. 


Na série de TV, Game of Thrones, Tyrion é interpretado por Peter Dinklage.


APARÊNCIA & PERSONALIDADE


Tyrion é educado, calculista e perspicaz, mas recebe pouco respeito de seu pai por tais qualidades, por causa de sua deformidade, e pela morte de sua mãe durante seu parto.  Tyrion é cruel com seus inimigos, mas possui grande simpatia para com os párias e as minorias. 


Tyrion se dá bem com seu irmão Jaime, mas possui uma relação mais fria com sua irmã Cersei. A deformidade de Tyrion foi a causa de muitos problemas e perseguições, embora diminuídas até certo ponto por sua alta posição social e pela riqueza e poder de sua família.



JAIME LANNISTER


Jaime Lannister, conhecido como Regicida, é o primeiro filho homem do Lorde Tywin Lannister de Rochedo Casterly e de sua esposa, a  Senhora Joanna Lannister. Entrou para a Guarda Real nomeado pelo Rei Louco, Aerys II Targaryen, com quinze anos, tornando-se o mais jovem membro da ordem na história. Recebeu o depreciativo apelido de Regicida quando traiu seu Rei e o matou, ao final da Rebelião de Robert.


Jaime tem uma secreta relação incestuosa com sua irmã gêmea Cersei Lannister, e é o pai dos três filhos dela: Joffrey, Myrcella e Tommen, porém o reino acredita que estes são filhos do marido de Cersei, o Rei Robert I Baratheon.


Na série de televisão é interpretado pelo ator Nikolaj Coster-Waldau.


APARÊNCIA E PERSONALIDADE


Jaime foi criado para ser um guerreiro, e grande parte de suas habilidades são na área de combate. Tem pouco interesse em política e intrigas da corte; segundo ele mesmo, apenas sente-se vivo quando lutando ou fazendo amor. É alto e musculoso, com cabelos dourados. Ele possui "profundos olhos verdes e um sorriso afiado como uma lâmina". É considerado por muitos como um homem atraente.


Quando pequenos, Jaime e sua irmã, Cersei, pareciam tanto, que nem o pai deles conseguia destingui-los. Jaime tornou-se um homem alto e bonito, com cabelos encaracolados com a cor do ouro batido. Ele pisca olhos verdes de gato e um sorriso que corta como uma faca. Jon Snow pensa para si mesmo que Jaime é "como um rei deveria parecer", e Bran Stark sente que Jaime parece "mais como os cavaleiros nas histórias". Ele é musculoso e extremamente forte, meditando em um ponto que ele só poderia pensar em alguns homens nos Sete Reinos mais fortes do que ele.



NED STARK


Ned é conhecido por seu senso de justiça e sua família o considera bondoso, apesar de alguns considerarem sua personalidade reservada como um sinal de frieza e desdém.


Eddard foi criado pelo Lorde Jon Arryn no Ninho da Águiadesde os oito anos, juntamente com Robert Baratheon.  Ned e Robert se tornaram amigos, e consideravam Lorde Arryn um segundo pai. 


O pai e o irmão de Ned foram executados sob o comando do Rei Aerys II, que, após, exigiu que Jon Arryn lhe enviasse a cabeça de seus protegidos. Jon Arryn recusou tal ordem, e iniciou uma rebelião. Com seu pai e irmão mortos, Ned, agora Senhor de Winterfell, levantou o Norte em revolta.



ARYA STARK


Arya Stark é a terceira filha de Lorde Eddard Stark e Catelyn Stark. No início do livro A Guerra dos Tronos, Arya tem nove anos de idade. Ela tem um irmão mais velho, Robb e dois irmãos mais novos, Bran e Rickon. Ela também tem uma irmã mais velha, Sansa, e um meio-irmão bastardo, Jon Snow.


Assim como alguns de seus irmãos, ela é uma Troca-peles. Seu lobo gigante se chama Nymeria, uma referência a uma rainha guerreira Roinar. Arya é a única personagem a ter pelo menos um capítulo PDV em cada um dos seis livros. Na série de TV é interpretada por Maisie Williams.


Arya se parece mais com os Stark do que com os Tully, com um rosto comprido, olhos cinzentos e cabelos castanhos. Ela é magra e atlética. No início da história, ela é geralmente considerada normal, como exemplificado pelo apelido de "Arya Cara de Cavalo", e muitas vezes confundida com um menino. No entanto, há casos em que se compara a beleza dela a de Lyanna, e ela mais tarde começa a chamar atenção de homens.



BRANDON STARK


Brandon Stark comumente chamado de Bran, é o segundo filho de Eddard Stark e Catelyn Tully. No início do livro A Guerra dos Tronos, Bran tem sete anos de idade. Ele tem um irmão mais velho, Robb e um mais novo, Rickon. Ele também tem duas irmãs mais velhas, Sansa e Arya, e um meio-irmão bastardo, Jon Snow.


Bran herdou os traços de sua mãe, tendo o cabelo castanho espesso e olhos azuis profundos dos Tully. Bran é um menino doce e atencioso, e amado por todos em Winterfell. Ele tem um fascínio pela escalada e gosta de explorar ao longo das paredes das muralhas do castelo. Senhora Catelyn uma vez brincou que Bran "aprendeu a escalar antes de andar". No entanto, sua escalada muitas vezes a preocupa.


Assim como seus irmãos, ele possui uma propensão para a aventura e emoção. Seu meio-irmão Jon carinhosamente pensa que Bran sempre foi "teimoso e curioso", e que ele constantemente queria participar do jogo dos meninos mais velhos, acreditando ser um adulto de sete anos. No entanto, ele se torna mais sério e contemplativo, devido à sua situação depois de sua queda.



JOFFREY BARATHEON


Joffrey Baratheon é o filho mais velho e herdeiro do Rei Robert Ie da Rainha Cersei Lannister. Seu verdadeiro pai, porém, é Jaime Lannister, irmão da Rainha.


Ele tem doze anos no início dos livros, e posteriormente torna-se o segundo Rei Baratheona sentar-se no Trono de Ferro. Na série de televisão, foi interpretado pelo ator Jack Gleeson.


Joffrey era de gênio muito forte quando criança e possuía um temperamento incontrolável - não diferente de sua mãe - além de impulsos sádicos. Tem pouco senso de certo e/ou errado, o que sempre o deixa em problemas, especialmente quando perde a calma e as coisas dão errado, sempre culpa outros por seus erros. Apesar de seu gênio forte, é muito displicente, cruel e não muito inteligente - características que, combinadas, o tornam pendente a julgamentos ruins e irracionais. Joffrey possui os traços Lannister de seus pais, alto para sua idade, com cabelos loiros encaracolados, e é bonito. Possui olhos verde-claros, lábios cheios e um olhar de desdém. Usa sempre as mais finas vestes e acessórios, como é esperado do herdeiro real, e do Rei.


Joffrey nasceu do incesto entre a Rainha Cersei e seu irmão Sor Jaime. A verdade do seu nascimento, entretanto, foi mantida em segredo, inclusive do Rei Robert, e foi apresentado ao mundo como filho legítimo deste, e herdeiro ao Trono de Ferro. Cresceu como uma mimada e indulgente criança, com impulsos cruéis. Robert nunca questionou a paternidade do garoto, porém é claramente apontado nos livros que o Rei sentia-se decepcionado com o 'filho', e guardava pouca afeição para com Joffrey. Em contraste, é sugerido nos livros que Joffrey desejava muito o respeito e aprovação de Robert, e muitos de seus atos foram realizados num esforço para tentar atender às expectativas de seu 'pai'. 


Numa ocasião, ao saber que uma gata estava prenha, Joffrey matou o animal a cortou sua barriga para ver os gatinhos dentro. Ele mostrou um dos fetos mortos a seu pai. Robert ficou tão chocado e bravo que bateu tão forte no garoto, arrancando-lhe dois dentes-de-leite. É também apontado nos livros que Joffrey maltratava seu irmão Tommen.



ROBB STARK


Robb Stark é o primeiro filho de Eddard Stark e Catelyn Stark, herdeiro de Winterfell e do Norte. Após a prisão do pai por alta traição, ele convocou seus vassalos e partiu para o sul para ajudar seus aliados no Tridente e libertar o pai. Após a morte de Eddard, foi nomeado Rei do Norte e Rei do Tridente por seus seguidores. 


Chamado de Jovem Lobo por aliados e inimigos, ele herdou do pai sua honradez. É acompanhado por seu lobo gigante, Vento Cinzento, um companheiro inigualável e uma fera temível no campo de batalha. Seu emblema pessoal é uma variação do emblema Stark: uma cabeça de Lobo Gigante na cor cinza e o fundo branco. 


Na série de TV, é interpretado por Richard Madden. Da mesma forma que seu pai, Robb tem um senso apurado de honra e justiça. Ele compartilha a devoção de seu pai pela honra e anda sempre acompanhado de seu lobo gigante, Vento Cinzento, no qual ele sempre leva consigo para as batalhas.



REI DA NOITE


O Rei da Noite (as vezes referido como Rei Noite) era um personagem lendário da Era dos Heróis. Na série da HBO, ele é apresentado como o líder dos Caminhantes Brancos. Enquanto nos livros ele só é mencionado as vezes, na série de televisão ele já aparece como um dos principais antagonistas da trama.


Nos livros, o Rei da Noite foi um lendário Lorde Comandante da Patrulha da Noite nos primórdios da organização.


De acordo com a lenda, o Rei da Noite viveu durante a Era dos Heróis, não muito depois da Muralha ser completada. Ele era um guerreiro destemido que foi nomeado como o décimo terceiro Senhor Comandante da Patrulha da Noite. Mais tarde, ele se apaixonou por uma mulher "que tinha uma pele mais branca que a lua e olhos tão azuis quanto o céu". Ele a perseguiu e a amou apesar da sua pele ser "fria como gelo", e quando gozou nela ele entregou também sua alma. O Rei da Noite então levou sua amada a fortaleza de Fortenoite e após sua união profana, ele se declarou rei e ela sua rainha, e então governou Fortenoite como se fosse seu castelo privado por treze anos.


Durante seu obscuro reinado, atrocidades horríveis foram cometidas, conhecidas hoje através de contos que ainda são discutidos no norte. Não foi até Brandon o Transgressor, o Rei do Norte, e Joramun, o Rei-Para-Lá-da-Muralha, unirem forças que o Rei da Noite foi derrotado e a Patrulha libertada de sua opressão.


Foi mais tarde descoberto que o Rei da Noite fazia sacrifícios para os Outros. A maioria dos relatos históricos escritos dele foram destruídos e seu próprio nome foi proibido de ser mencionado e caiu no esquecimento. É provável que logo após estes eventos, os lordes nortenhos tenham exigido para a Patrulha da Noite que não murassem suas fortalezas internas, para que elas pudessem ser acessíveis pelo sul.


FONTE DE PESQUISA: aminoapps.com

Mapa das Personagens

Veja o mapa das personagens classificados em cada casa

As Casas de Westeros

 Confira as casas e seus emblemas das famílias em Westeros

CASA STARK

"O inverno Está Chegando"


Os Stark de Winterfell é uma das Grandes Casas de Westeros e a principal casa nobre do Norte. Em tempos antigos, eles reinaram como Reis do Inverno, mas desde a [Guerra da Conquista|http] tem servido como [Protetores do Norte para o [Trono de Ferro, enquanto conservam seu título de lordes. Seu assento de poder é Winterfell uma fortaleza antiga, renomada por sua força.

Seu símbolo é um lobo gigante correndo através de um campo branco. Seu lema é "O inverno está chegando", sendo uma das poucas casas nobres de Westeros que tem como seu lema não palavras de 'encorajamento' mas sim um 'aviso'. Vários personagens de ponto de vista de As Crônicas de Gelo e Fogo são membros da Casa Stark.

CASA LANNISTER

"Ouça-me Rugir"


A Casa Lannister de Rochedo Casterly é uma das Grandes Casas dos Sete Reinos de Westeros, e a principal Casa das terras do Oeste. Sua sede é Rochedo Casterly, embora exista outro ramo baseado na vizinhança de Lannisporto. Seu lema oficial é "Ouça-me Rugir!" No entanto, seu lema não-oficial, igualmente conhecido, é "Um Lannister sempre paga suas dívidas."

Os membros da família tendem a ter cabelos loiros dourados,  e de olhos verdes esmeralda.  Ândalos que construíram um poderoso reino nas colinas e vales ocidentais. Através da linhagem feminina, eles se orgulham da descendência de Lann, o Esperto, um lendário trapaceiro da Era dos Heróis, que enganou os membros da Casa Casterly, tomando-lhe Rochedo Casterly, durante a era dos Primeiros Homens.

CASA TARGARYEN

"Fogo e Sangue"


A Casa Targaryen é uma família nobre de Valíria que escapou da ruína de seu continente.

Eles viveram por séculos na ilha de Pedra do Dragão até que Aegon, o Conquistador e suas irmãs partiram com seus dragões para conquistar os Sete Reinos.

Os Targaryen governaram como reis de Westeros por quase trezentos anos, até serem expulsos durante a Rebelião de Robert. Além da capital, Porto Real, eles possuíam o castelo na ilha de Pedra do Dragão .

Características e Costumes

O brasão dos Targaryen é um dragão com três cabeças expelindo chamas, vermelho sobre um fundo negro. O dragão de três cabeças representa Aegon, o Conquistador, e suas duas irmãs, Rhaenys Targaryen e Visenya Targaryen. Seu lema é Fogo e Sangue. Embora os reis Targaryen tenham tomado como sede a cidade de Porto Real, lugar onde ocorreu o Desembarque de Aegon, a sede dos herdeiros Targaryen continuou sendo Pedra do Dragão, sua fortaleza ancestral.

CASA
BARATHEON

"Nossa é a Fúria"


A Casa Baratheon de Ponta Tempestade, é uma das Grande Casas de Westeros e é a principal casa das Terras da Tempestade. Sua sede é em Ponta Tempestade, um castelo antigo construído pelos Reis da Tempestade.

Seu brasão é um veado coroado negro num fundo dourado.  Os membros da família tendem a ser grandes, com cabelo preto e olhos azuis. Eles são conhecidos por seus temperamentos vivos. Seu lema é Nossa é a Fúria.

CASA GREYJOY

"Nós não semeamos"


Casa Greyjoy de Pyke é uma das Grandes Casas de Westeros. Governa sobre as Ilhas de Ferro, uma coletânea pedregosa e sombria de ilhas na costa oeste de Westeros, do castelo e ilha de Pyke.

Seu símbolo é uma lula gigante dourada em um campo negro, e o lema da casa é "Nós Não Semeamos". Membros da família tendem a ser atraentes e bem constituídos, com cabelo negro.

Casa Martell

"Insubmissos, não curvados, não quebrado".


Casa Nymeros Martell de Lançassolar é uma das Grandes Casas de Westeros e a governante de Dorne. 'Nymeros' indica "da linhagem de Nymeria," mas geralmente é chamada de Casa Martell. Os antigos Martell utilizavam uma lança como seu emblema, enquanto Nymeria e os Roinares utilizavam um sol. Eles foram combinados quando Nymeria desposou o Rei Mors Martell em uma lança dourada perfurando um sol vermelho em um campo laranja.

Suas palavras são, "Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados". Apresentam a aparência clássica dos dorneses, com olhos e cabelos escuros, e uma pele de tom de oliva.

CASA TYRELL

"Crescendo Forte"


Casa Tyrell de Jardim de Cima é uma das Grandes Casas dos Sete Reinos, senhores supremos da Campina. Uma grande e rica casa, sua riqueza é apenas superada entre as Grandes Casas pela Casa Lannister, os Tyrell porém possuem a maior força militar. Adicionalmente, as frotas de seus vassalos da Casa Redwyne, dos senhores das Ilhas Escudo e dos senhores costeiros, caso convocadas, formam uma armada que se equaliza caso não ultrapasse à Frota Real.

Jardim de Cima é uma antiga sede de governo e coração da cavalaria nos Sete Reinos; os Tyrell chamam a si mesmo 'Defensores das Marcas' e 'Supremos Marechais da Campina', e possuem tradicionalmente o título de Protetor do Sul.
Seu brasão ostenta uma rosa dourada em campo verde-relva, e suas palavras são "Crescendo Fortes". Membros da família tendem a apresentar cabelos encaracolados castanhos e olhos castanhos ou dourados.

CASA TULLY

"Família, dever, honra"


Casa Tully de Correrrio é a principal casa nobre das Terras do Rio e governa a região como Lordes do Tridente. Seu castelo é Correrrio. Os Tully vêm de uma linhagem antiga de Senhores de Correrrio que data da Era dos Heróis, mas nunca foram reis.

Seu emblema é truta prata pulando num campo listrado de azul e vermelho, e seu lema é "Família, Dever, Honra". Os membros da família tendem a ter cabelo ruivo, maçãs do rosto salientes e olhos azuis brilhantes.

CASA ARRYN

"Tão alto como a honra"


Casa Arryn do Ninho da Águia é uma das Grandes Casas de Westeros, e a principal casa nobre do Vale. Sua sede principal é o Ninho da Águia, mas possuem outras moradas, incluindo o castelo de inverno nos Portões da Lua.

Ambas as fortificações se situam na Lança do Gigante, a montanha mais alta do Vale, e o Ninho da Águia é considerado inexpugnável. Seu símbolo é um falcão e um quarto crescente, brancos em um campo azul-celeste, e suas palavras são "Tão Alto Como a Honra". Sua linhagem data dos velhos Ândalos que invadiram Westeros.

Normalmente se casando com outros nobres Ândalos, a Casa Arryn tem atualmente a mais pura descendência da nobreza Ândala.

Mapa de Westeros

Veja o mapa de Westeros e suas respectivas casas

Você gostando ou não, tem de concordar que Game Of Thrones mudou pra sempre o conceito de produzir séries para TV.

O sucesso inspirado na grande saga de George R.R. Martin é o tema do especial desse mês, aqui no podcast e também no nosso site!

Ouça nossos podcasts com histórias e opiniões sobre a vida, o mundo e a cultura pop em geral.
Sempre com bom humor com conversas descontraídas e supimpas!

mostardacast
Clique no banner à esquerda e ouça agora!


Temporadas de Game of Thrones


Game of Thrones conta a história de um lugar onde uma força destruiu o equilíbrio das estações, há muito tempo. Em uma terra onde os verões podem durar vários anos e o inverno toda uma vida, as reivindicações e as forças sobrenaturais correm as portas do Reino dos Sete Reinos.

A irmandade da Patrulha da Noite busca proteger o reino de cada criatura que pode vir de lá da Muralha, mas já não tem os recursos necessários para garantir a segurança de todos. Depois de um verão de dez anos, um inverno rigoroso promete chegar com um futuro mais sombrio. Enquanto isso, conspirações e rivalidades correm no jogo político pela disputa do Trono de Ferro, o símbolo do poder absoluto.
1ª Temporada

Quando o incorruptível Ned Stark (Sean Bean) é convocado pelo seu grande amigo, o rei Robert Baratheon (Mark Addy), para servir como Mão do Rei após a morte de Jon Arryn, ele precisa deixar o castelo da família, em Winterfell, e partir para a capital dos Sete Reinos, Porto Real. Ele leva suas duas filhas consigo, Arya (Maisie Williams) e Sansa (Sophie Turner), prometida em casamento ao príncipe Joffrey (Jack Gleeson). Quando assume o posto, Eddard começa a investigar segredos que prometem preocupar a rainha, Cersei Lannister (Lena Headey).

Do outro lado do mar, a jovem Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) é vendida em casamento a Khal Drogo (Jason Momoa) pelo seu próprio irmão, Viserys (Harry Lloyd). Os dois são os últimos sobreviventes da família que governou Westeros por 300 anos, e o único desejo do mais velho é ter um exército para voltar para casa e retomar o Trono de Ferro.

Informação da temporada:
10 episódios
Transmissão: HBO
Temporada produzida em 2011
2ª Temporada

Os Sete Reinos estão em guerra pelo Trono de Ferro, em posse de Joffrey Baratheon (Jack Gleeson), que tem o apoio da poderosa Casa Lannister. Enquanto Robb Stark (Richard Madden) luta para conquistar a independência de seu povo e dos habitantes das Terras Fluviais e Renly (Gethin Anthony) reivindica o trono com o apoio da Casa Tyrell, Tyrion Lannister (Peter Dinklage) chega a King's Landing para enfrentar a irmã, Cersei (Lena Headey), atual rainha regente.

No norte distante, a Patrulha da Noite monta uma expedição além da Muralha para investigar se havia selvagens nas montanhas. Para Jon Snow (Kit Harington), isso representa um rito de passagem já que ele é obrigado a fazer escolhas difíceis não só para si mesmo, mas para o reino como um todo.

Já ao leste, Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) e seu pequeno grupo de seguidores precisam encontrar um caminho através de uma terra proibida e recrutar novos aliados para apoiar sua reivindicação ao Trono de Ferro.

Informação da temporada:
10 episódios
Transmissão: HBO
Temporada produzida em 2012

3ª Temporada

Com a morte de Renly Baratheon (Gethin Anthony), as alianças na guerra são alteradas. Joffrey Baratheon (Jack Gleeson) garante uma aliança com a Casa Tyrell e agora comanda os maiores exércitos do reino.

Robb Stark (Richard Madden) precisa recuperar a lealdade da Casa Frey, a quem ele traiu ao romper seu pacto matrimonial com eles. Mesmo tendo vencido todas as batalhas que enfrentou, Robb terá que comprovar se os Starks são bons reis, além de bons soldados.

Stannis Baratheon (Stephen Dillane) ainda não está fora da guerra. Com a sacerdotisa Melisandre (Carice van Houten) ao seu lado, ele pode atacar onde menos se espera.

Bran Stark (Isaac Hempstead Wright) e seus protetores devem cruzar o Norte para alcançar a Muralha, enquanto Arya (Maisie Williams) enfrenta as Terras Fluviais em busca de sua mãe e irmão. Brienne of Tarth (Gwendoline Christie) escolta Jaime Lannister (Nikolaj Coster-Waldau) para casa e Tyrion Lannister (Peter Dinklage) e Sansa Stark (Sophie Turner) enfrentam um perigoso tribunal para poder sobreviver.

No continente oriental, os dragões de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) estão crescendo e sua fama, se espalhando. Mas, para conquistar o Trono de Ferro, ela ainda precisa de apoiadores.

Enquanto a Patrulha da Noite é ameaçada pelos Caminhantes Brancos, Jon Snow (Kit Harington) se infiltra no exército selvagem de Mance Rayder (Ciarán Hinds) e descobrir os planos do Rei-Além-do-Muro. 

Informação da temporada:
10 episódios
Transmissão: HBO
Temporada produzida em 2013

4ª temporada

Joffrey (Jack Gleeson) se prepara para casar com Margaery (Natalie Dormer). Jon Snow (Kit Harington) tenta alertar a Patrulha da Noite sobre a invasão iminente de um enorme exército selvagem. Bran (Isaac Hempstead-Wright) segue suas visões do Corvo de Três Olhos.

Do outro lado do Mar Estreito, Daenerys (Emilia Clarke) decide libertar populações escravizadas, enquanto se esforça para controlar seus dragões em crescimento.

Informação da temporada:
10 episódios
Transmissão: HBO
Temporada produzida em 2014
5ª Temporada

Daenerys Targaryen (Emilia Clarke) torna-se cada vez mais poderosa e não passa despercebida por ninguém em Westeros. Enquanto isso, Jon Snow (Kit Harington) enfrenta grandes mudanças e Arya Stark (Maisie Williams) continua com sua busca por vingança.

Informação da temporada:
10 episódios
Transmissão: HBO
Temporada produzida em 2015
6ª Temporada

Após ser capturada, Daenerys Targaryen (Daenerys Targaryen) é levada para Vaes Dothrak. Bran Stark (Isaac Hempstead Wright) continua treinando com o Corvo de Três Olhos. Enquanto isso, a herança de Ramsay Bolton (Iwan Rheon) é ameaçada em Winterfell e o destino de Jon Snow (Kit Harington), revelado.

Informação da temporada
10 episódios
Transmissão: HBO
Temporada produzida em 2016
7ª Temporada

Jon Snow (Kit Harington) se recusa a baixar a cabeça para Daenerys (Emilia Clarke), mas decide renunciar ao seu Rei no Norte, se ela o ajudar a combater a ameaça que vem daquela região. Enquanto isso, os dois se reúnem juntamente com Cersei (Lena Headey), Tyrion (Peter Dinklage), Jorah (Iain Glen), Varys (Conleth Hill), Missandei (Nathalie Emmanuel), Qyburn (Anton Lesser), Euron Greyjoy (Pilou Asbæk), Sandor (Rory McCann) e Montanha no Poço do Dragão, onde está uma criatura que pode unir os Sete Reinos contra o Rei da Noite (Vladimir Furdik).

Informação da temporada:
7 episódios
Transmissão: HBO
Temporada produzida em 2017

Última Temporada (8ª)

Jon (Kit Harington) e Daenerys (Emilia Clarke) descobrem que o Exército dos Mortos rompeu o Muro. Depois de uma batalha, Arya (Maisie Williams) exerce um papel fundamental na guerra contra o Rei da Noite.

Após um movimento de Cersei (Lena Headey), Daenerys se enfurece e decide tomar Porto Real com a ajuda de seu exército. Sam (John Bradley) revela a Jon que ele é, na verdade, Aegon Targaryen.

Informação da temporada:
6 episódios
Transmissão: HBO
Temporada produzida em 2019

Viserion

O dragão atingido pela lança do Rei da Noite na temporada passada foi Viserion. Não é fácil distingui-lo de Rhaegal pela televisão, mas os mais atentos já devem ter notado que ele é um pouco menos verde que o irmão. Naturalmente, esse é o dragão que homenageia Viserys, o irmão que vendeu Daenerys para Khal Drogo em troca de um exército para tomar o Trono de Ferro e que morreu quando o dothraki despejou ouro fundido sobre sua cabeça.

A morte de Viserion acabou com uma teoria de que Tyrion era um Targaryen perdido e montaria o terceiro dragão em uma batalha. Porém, isso abre espaço para outra bem mais interessante: o Rei da Noite deve montá-lo!

Drogon

Por sua vez, o nome do dragão Drogon é uma forma de tributo a Khal Drogo. Frequentemente, ele é apontado como o filho grande e agressivo de Daenerys — tudo a ver com o falecido marido dela. Drogon virou meme depois da exibição de "Winterfell", o primeiro episódio da oitava temporada de Game of Thrones pelo modo como observou Daenerys e Jon enquanto eles se beijavam no meio do gelo.

Alguns fãs teorizam que, assim como Khal Drogo, que livrou Daenerys de Viserys, Drogon deverá livrá-la de Viserion, uma vez que este se tornou um dragão de gelo.

Rhaegal

Por fim, temos Rhaegal, cujo nome é inspirado no irmão mais velho de Daenerys e no pai de Jon, Rhaegar. Um detalhe interessante é que foi nele que Jon montou no primeiro episódio da oitava temporada da série.

Dragões de gelo foram citados algumas vezes nos volumes de "As Crônicas de Gelo e Fogo" e na enciclopédia "The World of Ice and Fire"; a Velha Ama contava histórias desses seres míticos para Jon quando ele era criança, por exemplo. Também existe uma constelação chamada Dragão de Gelo, que aponta para o Norte, e relatos de marinheiros que viram dragões de gelo no mar que fica ao norte da Muralha.

George R. R. Martin escreveu um livro infantil chamado "The Ice Dragon", e, embora essa história não se passe no mesmo universo, um detalhe interessante é que o dragão de gelo é do bem. Isso fortalece uma teoria engraçada que ronda a internet há algum tempo: os Outros seriam, na verdade, os heróis da história. E também existem especulações de que Bran conseguirá controlar Viserion.


AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO
GEORGE R.R. MARTIN

 Veja capas especiais da série Game of Thrones durante o período de sua exibição 

Fogo & Sangue

Séculos antes dos eventos de A guerra dos tronos, a Casa Targaryen – única família de senhores dos dragões a sobreviver à Destruição de Valíria – tomou residência em Pedra do Dragão.

A história de Fogo & Sangue começa com o lendário Aegon, o Conquistador, criador do Trono de Ferro, e segue narrando as gerações de Targaryen que lutaram para manter o assento, até a guerra civil que quase destruiu sua dinastia.

O que realmente aconteceu durante a Dança dos Dragões? Por que era tão perigoso visitar Valíria depois da Destruição? Quais foram os piores crimes de Maegor, o Cruel? Essas são algumas das questões respondidas neste livro essencial, relatadas por um sábio meistre da Cidadela.

Ricamente ilustrado com mais de oitenta imagens assinadas pelo artista Doug Wheatley, Fogo & Sangue dará aos leitores uma nova e completa visão da fascinante história de Westeros – um livro imperdível para os fãs do autor.  
A Guerra dos Tronos : As Crônicas de Gelo e Fogo -  volume 1

A Guerra dos Tronos é o primeiro livro da série best-seller internacional As Crônicas de Gelo e Fogo, que deu origem à adaptação de sucesso da HBO, Game of Thrones.

O verão pode durar décadas. O inverno, toda uma vida. E a Guerra dos Tronos começou. Como Guardião do Norte, lorde Eddard Stark não fica feliz quando o rei Robert o proclama a nova Mão do Rei. Sua honra o obriga a aceitar o cargo e deixar seu posto em Winterfell para rumar para a corte, onde os homens fazem o que lhes convém, não o que devem... e onde um inimigo morto é algo a ser admirado.

Longe de casa e com a família dividida, Eddard se vê cada vez mais enredado nas intrigas mortais de Porto Real, sem saber que perigos ainda maiores espreitam a distância.

Nas florestas ao norte de Winterfell, forças sobrenaturais se espalham por trás da Muralha que protege a região. E, nas Cidades Livres, o jovem Rei Dragão exilado na Rebelião de Robert planeja sua vingança e deseja recuperar sua herança de família: o Trono de Ferro de Westeros.
A Fúria Dos Reis - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Dois

Em "A fúria dos reis", o segundo livro da aclamada série As crônicas de gelo e fogo, George R. R. Martin segue a épica aventura nos Sete Reinos, onde muitos perigos e disputas ainda estão por vir.

Quando um cometa vermelho cruza os céus de Westeros, os Sete Reinos estão em plena guerra civil. Os exércitos dos Stark e dos Lannister estão se preparando para o confronto final, e Stannis – irmão do falecido Rei Robert –, desejoso de possuir um exército que lute pela sua reivindicação ao trono, alia-se a uma misteriosa religião oriental.

Porém, seu irmão mais novo também se proclama rei. E, enquanto isso, os Greyjoy planejam vingança contra todos os que os humilharam dez anos atrás. Ainda, no distante Leste, poderosos dragões estão prestes a chegar aos Sete Reinos, trazendo fogo e morte... Um perigo de proporções gigantescas, muito maior do que as grandes guerras! Nesta tão esperada sequência de A guerra dos tronos, George R. R. Martin cria uma obra de incrível poder e imaginação. A fúria dos reis nos transporta até um mundo de glória e vingança, de guerras e magia, onde poder e miséria podem se alterar no virar de uma página. Uma obra singular da literatura fantástica.  
A Tormenta de Espadas: As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 3

Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens, que atravessam a Muralha numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar.

Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo uma garota tão destemida como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que surgem em seu caminho.

Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon foram dados como mortos.

No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras de sua infância, mas antes ela precisará aportar nas desprezíveis cidades dos escravagistas. Porém, a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa? Todo o território continua a ferro e fogo.
O Festim Dos Corvos - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Quatro

Enquanto os senhores do Norte lutam incessantemente uns contra os outros e os Homens de Ferro estão prestes a emergir como uma força implacável, a rainha regente Cersei tenta manter intacta a força dos leões em Porto Real.

Os jovens lobos, sedentos por vingança, estão dispersos pela terra, cada um envolvido no perigoso jogo dos tronos. Arya abandonou Westeros rumo a Bravos, Bran desapareceu na vastidão enigmática para além da Muralha, Sansa está nas mãos do ambicioso e maquiavélico Mindinho, Jon Snow foi proclamado comandante da Muralha mas tem que enfrentar a vontade férrea do rei Stannis e, no meio de toda a intriga, começam a surgir histórias do outro lado do mar sobre dragões vivos e fogo...

Quando Euron Greyjoy consegue ser escolhido como rei das Ilhas de Ferro não são só as ilhas que tremem. “O Olho de Corvo” tem o objetivo declarado de conquistar Westeros.

E o seu povo parece acreditar nele. Mas será ele capaz? Em Porto Real, Cersei enreda-se cada vez mais nas teias da corte. Desprovida do apoio da família, e rodeada por um conselho que ela própria considera incapaz, é ainda confrontada com a presença ameaçadora de uma nova corrente militante da Fé. Como se desvencilhará de tal enredo?  
A Dança Dos Dragões - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro Cinco

A Dança dos Dragões O futuro dos Sete Reinos ainda é incerto - novas ameaças e novos inimigos surgem a cada momento. Além do Mar Estreito, Daenerys Targaryen, a última herdeira da Casa Targaryen, governa uma cidade construída sobre o pó e a morte.

Mas seus inimigos são cada vez mais numerosos e farão de tudo para destruí-la. Enquanto isso, dois jovens embarcam em missões distintas, mas que podem mudar o destino da Mãe dos Dragões. No Norte, Jon Snow - 998º Senhor Comandante da Patrulha da Noite - fará de tudo para garantir a segurança da Muralha.

Para isso, não hesitará em transformar amigos em inimigos e vice-versa. Traições, revelações e um fantasma do passado que volta para assombrar quando menos se espera: em todos os cantos de Westeros e de Essos, mercadores, foras da lei, mestres, reis, nobres, escravos, soldados e troca-peles estão prestes a encarar fatos inesperados. Alguns fracassarão, outros se aproveitarão das forças sombrias que crescem cada vez mais. Mas, neste momento de inquietude crescente, as marés da política e do destino levarão inevitavelmente à maior dança de todas. 

CAPAS ESPECIAIS DE GAME OF THRONES

 Veja capas especiais da série Game of Thrones durante o período de sua exibição 

ESPECIAL

Edição Especial nº 04 março, 2020

Pesquisa e Redação: Emanuel Oliveira
Elaboração de conteúdo: JP Vaz 


Friends, a série mais assistida na TV

No dia 22 de Setembro de 1994, marcou a estreia de Friends. A série foi um sucesso arrebatador em todo mundo e colecionando várias premiações.

Esperamos que você goste desta edição especial que preparamos para você que é um super fã desta série maravilhosa que é Friends.


Friends é uma sitcom americana criada por David Crane e Marta Kauffman transmitida pela NBC entre os anos de 1994 e 2004. A série gira em torno de seis amigos que vivem em Nova York e frequentemente se reúnem no Central Perk (cafeteria) ou no apartamento de um de seus integrantes. A série é apresentado por Monica Geller (Courtney Cox), Rachel Green (Jennifer Aniston), Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), Ross Geller (David Schwimmer), Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) e Chandler Bing (Matthew Perry); acompanhamos a vida dos seis e vemos como enfrentam as armadilhas da vida.

A série foi um sucesso estrondoso, arrebatando fãs de todos os lugares e ainda hoje faz muito sucesso.

P.e.r.s.o.n.a.g.e.n.s

Joey

Joseph Francis Tribbiani Jr (Matt LeBlanc), mas conhecido como Joey.

Ele é um ator ítalo-americano que vive de pontas em comerciais e filmes, mas também é muito conhecido pelo seu papel na novela Days of Our Lives interpretando o grande Dr. Drake Ramoray.

Joey é mulherengo e cabeça dura, mas tem bom coração e em muitas das vezes se mostra um grande amigo. 

Vale um lembrete pra quem quer ser seu amigo, "O Joey não divide comida!"

Rachel

Rachel Karen Green (Jennifer Aniston) mimada e popular na escola, Rachel é a melhor amiga de Monica (Courteney Cox); Rachel começa fugindo de seu casamento deixando o noivo no altar e na fuga, Rachel vai para no Central Perk café e lá ela procura por Monica a única pessoa que ela conhece em Nova York.

Monica aceita que ela more com ela até reorganizar a sua vida; Rachel então decide trabalhar e acaba se tornando uma mulher forte e independente.

"I'm Rachel. I hate Ross. I love Ross. I hate Ross. I love Ross."

Monica

Monica Geller (Courtney Cox) é uma chef de cozinha é obsessiva por limpeza e organização, super competitiva.

Na juventude Monica era gordinha e sofria muito bullying, mas graças a sua personalidade forte, deu a volta por cima e se tornou uma mulher super independente.

Lembrando que, quando você faz parte de seu time, você vence.

Chandler

Chandler Muriel Bing (Matthew Perry) nascido em 24 de abril de 1968, filho de Nora Tyler Bing (Morgan Fairchild) e Charles Bing (Kathleen Turner) estrela de um show de drag em Las Vegas.

Chandler é sarcástico, mas por muitas vezes faz piada em horas inapropriadas gerando cenas super engraçadas.

Ele odeia o dia de ações de graças, devido ao divórcio dos seus pais que anunciaram na mesa que estavam se separando. Chandler é péssimo com conselhos, mas ainda sim é um ótimo amigo.

"I'm Chandler, i make jokes when i'm uncomfortable."

Phoebe

Phoebe Buffay (Lisa Kudrow) é massagista e musicista, Phoebe toca no Central Perk onde cantou um dos seus maiores sucessos "Smelly Cat".

Ela tem uma irmã gêmea Ursula Buffay (Lisa Kudrow) que rouba um de seus namorados e algumas vezes finge ser a Phoebe. A mãe da Phoebe cometeu suicídio quando ela tinha 14 anos, morou na rua e foi criada pela a sua vó.

Phoebe tem uma personalidade excêntrica é meio biruta, mas tem um bom coração e é ótima com conselhos.

"Smelly Cat, Smelly Cat,

 What are they feeding you?
 Smelly Cat, Smelly Cat

  It's not your fault"

Ross

Ross Geller ( David Schwimmer) é irmão mais velho de Monica (Courtney Cox), e é considerado o mais inteligente do grupo. Ross é um Paleontologista e possui um Ph.D. da Universidade de Columbia.

Ele não tem sorte no amor, tendo se divorciado três vezes, e em uma delas a sua esposa era lésbica e no outro caso ele falou o nome de outra pessoa na hora de dizer eu aceito. Ross é apaixonado pela Rachel (Jennifer Aniston) desde do ensino médio.

Ross é sério e responsável, mas as vezes é um pateta, fazendo algumas besteiras que só ele sabe.

"We were on a break!!"



S.e.c.u.n.d.á.r.i.o.s

Janice

Janice Litman-Goralnik (Maggie Wheeler).

Ex-namorada de Chandler, ela tem uma voz desagradável e nasal acompanhado de uma risada irritante, mas ela é mais conhecida pela frase "oh my God"!

Gunther

Gunther (James Michael Tyler) é o gerente da Central Perk, é introvertido e estranho de um jeito engraçado.

Ele é apaixonado pela Rachel (Jennifer Aniston) mas não tem coragem de falar.

É irreconhecível pelo seu cabelo descolorido.

Michael

Michael Hannigan (Paul Rudd) ou simplesmente, Mike. Ele é o interesse amoroso de Phoebe.

Mike é bem quieto e meio abobalhado.

Ross

Úrsula Buffay (Lisa Kudrow), irmã gêmea de Phoebe.

Úrsula é egoísta e narcisista, pensando apenas em seu próprio bem, e ainda, é muito negligente com seu trabalho.

Richard

Richard Burke (Tom Selleck) é um oftalmologista que tem um relacionamento com Monica (Courteney Cox), e também é um dos melhores amigos de seu pai.

Richard é 21 anos mais velho que Monica.

Estelle

Estelle Leonard (June Gable) é dona da "The Estelle Leonard Talent Agency", é a agente de Joey Tribbiani, ela tem uma voz rouca, fuma e bebe muito, ela é uma trambiqueira de primeira.

Sr. Heckles

Sr. Heckles(Larry Hankin) morava no apartamento abaixo da Monica e sempre reclamava do barulho que a turma fazia.

Ele tinha uma personalidade excêntrica e falava muitas coisas estranhas.



C.u.r.i.o.s.i.d.a.d.e.s


Friends ganhou um spin-off dedicada totalmente ao Joey Tribbiani (Matt LeBlanc) o ator garanhão e meio tonto teve uma série pra chamar de sua durante apenas 2 temporadas, a série foi cancelada devido a sua baixa audiência, no Brasil a série se chama vida de artista.


Courtney Cox foi escalada originalmente para interpretar a Rachel, e não a Mônica.


Lisa Kudrow estava realmente grávida, em 1997, quando Phoebe serve de barriga de aluguel para seu irmão. 


A série fez uma homenagem ao casamento da atriz Courtney Cox com David Arquette. Na abertura do epsódio "The one ater vegas", todos os atores ganharam sobrenome raquete.


Na primeira temporada os atores principais recebeu US$ 22 MIL por episódio.


Em 1997 eles se uniram e negociaram o salário para US$ 100 mil por episódio. Na última ja recebiam US$ 1 milhão por episódio.


David Schwimmer, o Ross, foi o primeiro a ser dos seis protagonistas a ser escalado para a série e a Jennifer Aniston, sendo a última. 


Paul Swain, um membro da equipe de produção,  era o responsável pelos desenhos no quadro que está na porta do apartamento do Joey.


Assim como a Monica e Chandler, Courtney e David Arquette tinham problemas para engravidar.


David Schwimmer dirigiu 10 episódios de Friends. 


Gunther  não tinha nome até a metade da segunda temporada. 


A primeira vez em que Lisa Kudrow leu o roteiro,  ela achou que o Chandler seria gay.


Emanuel Oliveira:

"Mesmo depois de 25 anos, Friends continua arrebatando corações. E por isso algumas pessoas da nossa redação escreveram como conheceram e se tornaram fã de Friends.

Conheci Friends ainda pequeno em um canal aberto o qual eu não me lembro, mas dps daquele dia comecei a acompanhar as aventuras dessa turma, já perdi as contas de quantas vezes eu vi a série inteira.

Eu gosto porque me sinto parte do grupo de amigos e não apenas um mero espectador."


Wellington Alves:

"No ano de 2009 eu conheci o seriado por indicação de um amigo. Contudo, eu tinha um estereótipo da série. Na época transmitida na Warner. Depois de alguns anos através da Netflix eu tinha concluído a primeira temporada de demolidor e fui procurar um novo conteúdo, e por mero destino no anos de 2017 voltei a assistir friends, entretanto, dessa vez foi diferente, acabei me entregando de verdade para essa obra maravilhosa.

Tanto Joey, Chandler, Ross, Monica e Phoebe principalmente Joey acabaram por conquistar meu coração de vez.

"Em menos de um mês acabei por consumir as 10 temporadas. Verdade tem que ser dita, não existe episódio ruim em friends que está sem dúvidas do meu top 5 de séries de todos os tempos."


Guilherme Hintz:

"Lá no mais distante do que parece ser ( pelo menos pra mim ) 2012 eu conheci a série durante um almoço sentado no chão da sala, depois da escola. Eu tinha por volta dos meus 13 anos, e já gostava de assistir Two And a Half Man, que passava na Warner antes de Friends. Então uma vez decidi dar uma chance para aquele grupo de amigos Nova-iorquinos, e desde então nunca mais larguei. Lembro de apressar meus amigos que moravam perto e voltavam comigo andando da escola, pois eu não podia perder nenhum episódio. Estava acompanhando pela primeira vez uma série, e eu necessitava saber o que iria acontecer com Ross e Rachel.

Hoje, já não sei quantas vezes maratonei a série, de quantas vezes assisti ela de cabo à rabo. Desde os especiais que passavam na Warner, na era Netflix ou no box que tenho em casa com todas as temporadas em DVD. Até virada de ano já passei rindo das presepadas de Joey, Chandler, Ross, Rachel, Monica e Phoebe.

Definitivamente Friends é minha série preferida da vida, e não existe Game Of Thrones que mude isso! haha.


Obs.: "Dei o nome de minha cachorra de Phoebe."

Se você caro leitor, se interessa em também contar a sua história é só mandar pra gente que postaremos aqui.

C.e.n.a.s



R.e.v.i.s.t.a.s

Selecionamos algumas capas de revistas da inesquecível série Friends.



ESPECIAL

O Senhor dos Anéis, além da Trilogia
Edição Especial nº 03 Fevereiro, 2020

Pesquisa e Redação: João Marcelo
Elaboração de conteúdo: JP Vaz 

O Senhor dos Anéis, além da Trilogia

No dia 1º de janeiro de 2002, marcou a estreia no Brasil de "O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel". Baseado na obra homônima de J.R.R. Tolkien. A saga foi sucesso arrebatador em todo mundo rendendo 17 estatuetas do Oscar e colecionando várias premiações.

Esperamos que você goste desta edição especial que preparamos para você que é um super fã desta trilogia magnífica.



J.R.R. Tolkien


John Ronald Reuel Tolkien, conhecido como J. R. R. Tolkien foi um premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico, nascido na África, que recebeu o título de doutor em Letras e Filologia pela Universidade de Liège e Dublin, em 1954, e autor de obras famosas como O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion.

Apesar de ter dado início em 1937 com "O Hobbit", o livro infanto-juvenil, foi somente após o lançamento da trilogia de "O Senhor dos Anéis" (1954-1955) que J.R.R. Tolkien passou a ser conceituado por milhões de fãs ao redor do mundo.


A Terceira Era da Terra Média


Esta é a era mais conhecida de toda Terra Média, pois faz parte dela o filme. "O Hobbit" e a trilogia de "O Senhor dos Anéis".

Esta, foi uma era marcante para os povos livres da Terra Média, foi a era em que o Maiar, corrompido pelas trevas de Melkor, Sauron governou as terras de Mordor e todos os seres malignos que lá estavam.
O início da terceira era da terra média que temos na cronologia cinematográfica, se dá quando Sauron forjou os anéis do poder. Três para os grandes reis élficos,Sete para os senhores dos anões, e Nove para os reis dos homens mortais que acima de tudo desejavam o poder. Porém, Sauron os enganou e fez o Um Anel para governar sobre todos os outros.

E neste Anel, havia runas na língua proibida de Mordor, Tengwar.
"Ash nazg durbatulûk, ash nazg gimbatul, Ash nazg thrakatulûk agh burzum-ishi krimpatul".

Traduzidas, as palavras significam no lado externo, quando posto no fogo, aparecia escrito:

"Um Anel para a todos governar, um Anel para encontrá-los".

E no lado interno, quando posto no fogo: 

"Um Anel para todos trazer e na escuridão aprisioná-los".

Após a grande guerra, onde homens e elfos fizeram uma última aliança contra Mordor, o Um Anel se perdeu por 2500 anos, Elendil, o rei dos homens foi morto por Sauron e sua espada foi quebrada, mas Isildur seu filho, pegou a espada quebrada e usou para cortar o anel do dedo de Sauron. 

Mas, o Um Anel só servia à um mestre, Sauron, e quando Isildur não destruiu o anel na montanha da perdição o anel o traiu e Isildur foi morto.
Então, quando o anel percebeu que era hora de voltar para o seu mestre, ele seduziu Smeagol, e o anel lhe deu uma vida anormalmente longa, mas novamente, o Um Anel partiu novamente, mas aconteceu algo inesperado, ele foi achado por uma criatura improvável, um Hobbit Bilbo Bolseiro

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada


Esta jornada começa com Bilbo Bolseiro um hobbit do condado, e os Bolseiros eram conhecidos por nunca fazer nada inesperados ou participar de aventuras, Bilbo era organizado sempre mantinha tudo em ordem e adorava a rotina e um bom fumo ao final da tarde.
Mas um dia, quando fumava em sua varanda, ele foi surpreendido por um desconhecido, Gandalf era seu nome, ele era um mago e tentou convencer Bilbo a participar de uma aventura inesperada.
Sem ter a resposta que desejava Gandalf usou uma outra abordagem para fazer nosso pequeno ladrão - Bilbo - a se juntar nesta grande aventura, ele fez uma reunião na casa de Bilbo sem que ele soubesse, e chamou vários anões para lá. 

O primeiro foi Thorin Escudo de Carvalho.
Thorin Escudo de Carvalho

Ainda um jovem príncipe anão, Thorin testemunhou a terrível devastação que um dragão cuspidor de fogo trouxe a Erebor, o Reino dos Anões. Sem auxílio, o povo outrora orgulhoso e nobre correm para o exílio. Durante os longos anos de miséria, Thorin cresceu um guerreiro forte, destemido e um reconhecido líder. 

Em seu coração, também cresceu o desejo incontrolável de recuperar sua terra natal e destruir a besta que é responsável pelo sofrimento de seu povo.

E antes de Thorin vieram outros anões.

Balin

Balin é um anão de linhagem nobre e um dos mais antigos membros da Companhia de Anões. De natureza sábia e gentil, ele teve que se acostumar com uma vida guerreira, pois sobre ele pairava constantemente o perigo. Parente próximo de Thorin Escudo de Carvalho, ele é um dos seus conselheiros mais íntimos e o mais confiável. Mas, no fundo de seu coração, o mais sábio e mais fiel dos anões, se pergunta se é sensata a jornada para tentar recuperar a Montanha Solitária.

Dwalin

O famoso guerreiro Dwalin não sabe manter suas opiniões para si mesmo. Se provocá-lo, deve estar preparado para enfrentá-lo. Tem a crença Imperturbável na liderança de Thorin. Um lutador poderoso e rude que tende a desconfiar de todos aqueles que não são Anões – especialmente Elfos. Ele é orgulhoso, corajoso e um dos maiores anões – ele só obedece a quem está subordinado.


Fili

Fili pertence à linhagem real de Durin e cresceu sob o olhar atento de seu tio, Thorin Escudo de Carvalho. Fili e seu irmão Kili são os mais jovens anões da Companhia. Fili nunca viajou para muito longe  e nunca viu Erebor, a lendária Cidade dos Anões. Para um guerreiro experiente, mas que nunca viu a Montanha Solitária, esta é uma emocionante aventura – mas ele nem imagina os desafios e perigos que o esperam.
Kili

Kili é irmão de Fili e sobrinho leal de Thorin Escudo de Carvalho. Kili é despreocupado e até mesmo irresponsável, pois tem levado uma vida protegida e sem problemas. Forte e bonito, ele  está bem equipado com a invencível coragem da juventude. Um guerreiro habilidoso e um excelente arqueiro, ele é familiarizado desde a infância com armas. Como um dos mais jovens na Cia. de Anões, Kili quer distinguir-se e fazer boa impressão.
Bofur

Bofur é simpático, mas tem o péssimo hábito de falar o óbvio e sem pensar muito. Aprecia música e tem uma boa voz para cantar, tem paixão pela boa comida e boa companhia, e, acima de tudo, ele é otimista em toda situação. Ele não é muito corajoso, mas ajuda todo mundo quando é necessário – em particular aqueles que são seus amigos. Com seu irmão Bombur e seu primo Bifur, ele se junta à Cia. de Anões até a Montanha Solitária porque quer fazer fortuna e também porque ouviu que haveria cerveja de graça.
Bifur

Bifur nasceu no Oeste e possui os restos enferrujados de um machado orc cravado em sua testa. É por isso que ele não pode mais falar, e, ocasionalmente, é bem agressivo! Ele só se comunica por grunhidos e sinais. Ao contrário do resto dos Anões da Cia., Bifur não tem parentesco com Thorin e não vem de uma família nobre, mas é descendente de mineiros e ferreiros – pessoas simples, com necessidades comuns.
Bombur

Irmão de Bofur e primo de Bifur, ele é o cozinheiro-chefe da Cia. de Anões. Seu enorme tamanho e seu apetite insaciável muitas vezes trazem problemas para os viajantes – mas também muitas risadas. Embora seja gordo, ele prova ser um lutador surpreendentemente ágil – e ai daquele que tentar impedi-lo de jantar!
Glóin

De todos os companheiros da Cia. de Anões que vão para a Montanha Solitária, Glóin é o mais falador e cheio de opiniões – e destemidamente desafia a autoridade. Ele é pavio curto, mas é forte, corajoso e leal. Glóin é um dos poucos anões casados do grupo (porque há muito poucas anãs). Sua esposa é de famosa beleza e tem uma barba particularmente bonita. Glóin é o orgulhoso pai de um jovem chamado Gimli, que mais tarde tornou-se um dos membros da famosa Sociedade do Anel.
Óin

Este anão do Norte é tão corajoso quanto seu irmão Glóin, e um primo distante de Thorin Escudo de Carvalho. Eles são membros da Thorin & Cia., porque são leais a seus parentes – e porque eles investiram uma soma considerável de dinheiro na empreitada. Óin é letrado e investigativo. Também é o curandeiro do grupo e vive aplicando um unguento de ervas que ele mesmo inventou.
Dori

Dori é parente distante de Thorin Escudo de Carvalho e irmão mais velho de Nori e Ori. Dori é um dos mais fortes anões da Cia. e passa a maior parte de seu tempo tentando fazer Ori, o anão mais jovem, a ter cuidado e de garantir que ele não passe frio ou não seja morto por Orcs e Wargs. Ele é um eterno pessimista e está sempre preparado para o pior – mas ele está sempre disposto a colocar sua vida em risco para fazer o que é necessário.
Nori

De todos os companheiros de Thorin Escudo de Carvalho, o anão Nori é o mais difícil de classificar. Sempre e sempre, ele entra em conflito com a autoridade. Ninguém sabe realmente o que se passa na mente de Nori, exceto que deve ser algo arriscado e provavelmente ilegal. Dori, Nori e Ori são inabalavelmente leais um com o outro. Entre si discutem o tempo todo, mas ai daquele que se atrever a prejudicar um dos irmãos!
Ori

O irmão mais novo de Nori e Dori é artisticamente talentoso – muitas vezes vemos como ele desenha ou escreve em seu diário. Ori escreveu grande parte do relato de viagem até às margens do Lago Comprido e às encostas da Montanha Solitária. Ori é educado, bem comportado e habituado a ser empurrado por Dori, seu irmão mais velho. Ele é geralmente dócil, mas, ocasionalmente, ele surpreende seus companheiros com a sua coragem e determinação.

O Senhor dos Anéis


Uma trilogia simplesmente sensacional, onde Peter Jackson conseguiu fazer algo incrível nos cinemas. Ele fez um filme épico fiel ao livro de forma que quem nunca havia lido, e quem já havia lido amaram da mesma forma. As analises dos personagens são feitas com base nos livros para que entendam melhor sobre cada um.

A Sociedade do Anel


Esta trilogia se inicia em A Sociedade do Anel, onde nosso heróis iniciam sua jornada rumo à montanha da perdição para destruir o Um Anel. Neste primeiro filme conhecemos cada um dos nosso guerreiros da terra média e membros da sociedade do anel.

O primeiro que vamos falar é Gimli, filho de Gloin, senhor dos anões.

O primeiro que vamos falar é Gimli, filho de Gloin, senhor dos anões.

Gimli

Sim! Para você que nunca leu o livro, ou não prestou atenção no filme, Gimli é o Senhor dos anões, descendente dos primeiros sete senhores anões da terra média - ironicamente você pode lembrar dos sete anões de "A Branca de Neve" - Gimli é um dos mais importantes personagens criados por J.R.R. Tolkien para a trilogia O Senhor dos Anéis.

Gimli era um anão do povo de Durin que se habilitou para acompanhar Frodo Bolseiro na Sociedade do Anel, para destruir o Um Anel. Representa também uma contradição entre as raças dos anões e dos elfos. Esses dois povos geralmente não se davam bem, mas Gimli foi o melhor amigo do elfo Legolas e criou um amor muito grande pela rainha élfica Galadriel, e isso contribuiu para a restauração da amizade entre ambos os povos.

O elfo do grupo era Legolas Folha Verde.

Legolas Folha Verde

Foi um elfo Sindar, filho de Thranduil, rei da Floresta das Trevas. Em 3019 da Terceira Era, Legolas foi a Valfenda como mensageiro dos elfos de sua terra. Lá participou do Conselho de Elrond, onde se juntou à Sociedade do Anel, representando toda a raça élfica. É considerado um dos mais misteriosos personagens de Tolkien. No filme de Peter Jackson o personagem foi representado por Orlando Bloom.

Agora, vamos aos hobbits desta aventura começando com Frodo Bolseiro.

Frodo Bolseiro

Foi um hobbit do Condado que herdou de seu tio Bilbo Bolseiro o Um Anel de Sauron e comprometeu-se à missão de destruí-lo na Montanha da Perdição. Nesta missão, iniciada a 23 de Setembro do ano de 30812 , ele vaga com Gandalf, Boromir, Aragorn, Legolas, Gimli, Merry, Pippin e Sam Gamgi até Caradhras e adentram em Moria, onde encontram um Balrog, que ao lutar com Gandalf cai nas profundezas da Montanha.

Seguiram até Lothlórien onde Frodo encontra Galadriel e olha em sua fonte onde vê um enigma que só vem a desvendar mais tarde. Frodo e Samwise se separam do resto a comitiva em Amon Hen indo em direção a Mordor onde deveriam jogar o Um Anel na Montanha da Perdição.

São guiados por Gollum e ao entrar em Cirith Ungol são atacados por Laracna (Shelob). Depois Frodo é capturado por Orcs, mas Sam o salva e juntos destroem o Um Anel. No fim da aventura, Frodo - sendo um dos Portadores dos Anéis e graças a um pedido de Arwen Undómiel - pegou o navio élfico que levava Galadriel, Elrond, Gandalf, Bilbo Baggins e outros e partiu para o Antigo Oeste, onde pode ter encontrado alguma paz que acabasse com os efeitos maléficos causados pela posse do Um Anel.
Samwise Gamgee

Como uma punição por bisbilhotar a conversa de Gandalf com Frodo sobre o Um Anel, Sam foi nomeado companheiro de Frodo em sua empreitada até Valfenda. Na verdade, Sam acaba adorando, pois seu sonho sempre foi conhecer elfos. Já em Valfenda, Sam escuta escondido o Conselho de Elrond, onde recusa-se a deixar Frodo e de ir sem ele até Mordor.  

Quando Frodo encontrou Gollum, que um dia foi dono do Um Anel, Sam imediatamente desprezou-o e avisou Frodo que ele não merecia a confiança, suspeitas confirmadas quando Gollum conduziu Frodo até uma caverna onde Laracna, uma aranha monstruosa, o devoraria.  Sam e Frodo atravessam várias adversidades e, por fim, destroem o Anel na Montanha da Perdição, com uma ajuda providencial e involuntária de Gollum, já que Frodo tinha sido dominado pelo Anel e não conseguia se desfazer dele, mas Gollum arrancou o dedo em que Frodo usava o Anel, mas acaba caindo nas Fendas da Perdição e morrendo junto.  

Depois da Guerra do Anel, Sam casou-se com Rosinha Villa e mudou-se para Bolsão com Frodo. Teve treze filhos: Elanor, a Bela; Frodo, Rosa, Merry, Pippin, Cachinhos Dourados, Hamfast, Margarida, Primavera, Bilbo, Rubi, Robin e Tolman.  Quando Frodo partiu, no fim da Terceira Era, Sam herdou Bolsão, assim como o Livro Vermelho do Marco Ocidental, para que Sam continuasse a história. 

Na Quarta Era, Sam foi eleito sete vezes seguidas como prefeito do Condado.  Depois da morte de sua mulher,Samdeu o Livro Vermelho a sua filha Elanor, a Bela, e deixou o Condado. Não foi visto mais na Terra Média, e diz-se que, por ter sido por um tempo um Portador do Anel, ele conseguiu o direito de partir para as Terras Imortais.
Meriadoc Brandebuque

Primo de Frodo, conhecido pelos amigos como Merry, é da raça dos hobbits. Os seus maiores feitos podem ser considerados a grande ajuda que dá na batalha de Isengard, quando junto com Pippin incentiva os Ents a tomar partido na guerra, e o fato de ele ter ajudado Éowyn a destruir o líder dos nazgûl, o rei bruxo de Angmar, com uma espada de Ponente, obtida nas Colinas dos Túmulos, de onde os hobbits são salvos por Tom Bombadil.
Peregrin Tûk

Mais um primo de Frodo, da família dos Tûk conhecidos por sua curiosidade. Também conhecido como Pippin é um hobbit do condado. Foi um dos membros da Sociedade do Anel e partiu de Valfenda juntamente com Gandalf e o resto da comitiva. Depois da batalha de Isengard e da reconquista do Palantír de Orthanc, Peregrin não resiste e o observa, e acaba por ver o plano de Sauron, que desejava atacar Minas Tirith. Cavalgou junto com Gandalf para alertar a Torre Branca.

Depois da morte de Boromir de Gondor (que morreu protegendo Merry e Pippin dos orcs de Isengard), jurou lealdade a Minas Tirith e a seu regente, Denethor, e participou da batalha final aos portões de Mordor, matando o chefe dos trolls da montanha, cujo corpo caiu sobre o hobbit, que foi salvo por Gimli, o Anão.

Fica conhecido posteriormente como "O Tûk". Torna-se mais tarde um Thain da sua comunidade. Pippin, nasceu em 1390 segundo o calendário do Condado, filho de Paladin Tûk II das grandes Smials e Eglantina Ladeira.

Pippin casou-se com Diamantina de Frincha Longa em 1427 e em 1434 R.C.(Registro do Condado), nasceu seu filho Faramir I, que futuramente se casou com Cachinhos Dourados, a filha de Samwise Gamgi, o prefeito da Vila dos Hobbits e um dos membros da Sociedade do Anel.  Quando a idade chegou, Pippin - bem como Merry - transmitiu seus bens e responsabilidades a seus filhos e viajou uma última vez para Rohan, onde presenciou o falecimento do Rei Éomer.

Depois os dois amigos seguiram para Gondor, onde viveram, na companhia de Aragorn e sua corte, os últimos dias que possuíam. Diz-se que ambos ganharam túmulos ao lado do túmulo de Aragorn, e descansam entre os Reis de Gondor até os dias de hoje.

Aragorn o Rei de Gondor

Aragorn II, filho de Arathorn é um personagem criado para a obra O Senhor dos Anéis, onde é um dos protagonistas. Aragorn era um Guardião do Norte, como os hobbits continuaram a chamá-lo ao longo de O Senhor dos Anéis. Acabou sendo descoberto como herdeiro de Isildur e pretendente legítimo aos tronos de Arnor e Gondor.

Também era um confidente de Gandalf e parte integrante da missão para destruir o Um Anel e derrotar o Senhor das Trevas Sauron.  Ele liderou a Sociedade do Anel após a queda de Gandalf nas Minas de Moria.

Quando a Sociedade foi quebrada, seguiu os hobbits Meriadoc Brandybuck e Peregrin Took com a ajuda de Legolas, o elfo e Gimli, o anão para a Floresta de Fangorn e lutou na Batalha do Abismo de Helm e a Batalha dos Campos do Pelennor.

Depois de derrotar as forças de Sauron em Gondor ele liderou um exército de Gondor e Rohan contra o Portão Negro de Mordor para distrair a atenção de Sauron para que Frodo Bolseiro e Samwise Gamgee teriam uma chance de destruir o Um Anel.

No final de O Senhor dos Anéis, foi coroado Rei Elessar Telcontar ("Elessar, a Pedra Élfica") de Gondor. Casou-se com a filha de Elrond, Arwen, e assumiu o Cetro de Annúminas como Rei de Arnor, unindo os dois reinos, pela primeira vez desde o reinado de Isildur.
Boromir

Boromir, da raça dos homens, foi Capitão-General de Gondor e fez parte da Sociedade do Anel. Era o filho mais velho de Denethor II, o último governante Regente de Gondor, e irmão de Faramir

Boromir é retratado com um caráter honroso e nobre que acredita apaixonadamente na grandeza do seu reino, que teria defendido seu povo até o fim. De grande resistência e força física, juntamente com uma personalidade forte e autoritária, foi um comandante amplamente admirado no exército de Gondor: ele foi feito Capitão da Torre Branca, e rapidamente se tornou capitão-mor, também com o título alta Guardião da Torre Branca.

Ele também era o herdeiro aparente ao Manejo. Boromir levou muitas incursões bem sucedidas contra as forças de Sauron, antes de sua viagem para o norte em Valfenda, o que lhe trouxe grande estima aos olhos de seu pai, Denethor.

As Duas Torres


O segundo filme da franquia onde o nome já começa com um mistério pois ninguém sabe ao certo quais são as duas torres mencionadas no título, o próprio Tolkien já havia falado que não são as torres do olho de Sauron e nem a de Isengard mas isto é apenas uma curiosidade.  

É nesta parte da aventura de Gandalf, o cinzento retorna de sua suposta morte como Gandalf, o Branco e todos ficam eufóricos com seu retorno, mas ele mesmo fala que para ele se passaram eras, pois ele vagou pelo espaço em seu espírito, e ele, já nem mesmo se lembrava de seu nome.

Nesta parte da história temos duas grandes batalhas, a última marcha do Ents contra Isengard e a batalha feroz de Abismo de Helm.

Os pequeninos hobbits Merry e Pippin foram cruciais para a batalha contra Isengard pois eles foram determinados e convenceram os Ents a entrar na guerra.
E em Abismo de Helm Gandalf foi o decisor para a vitória em meio a um grande exército de Orcs enviados por Saruman, Gandalf encontrou os Rohirrim que haviam sido banidos de Rohan devido a manipulação de Saruman.
Após esta batalha os exércitos de Rohan se reuniram, e entraram em discussão sobre ajudar Gondor na batalha final ou não. E no mesmo momento, Gandalf estava colocando seu plano em ação para pedir ajuda a Rohan mesmo contra a vontade do regente de Gondor.

Logo, fez Pippin subir no farol e acender, desta forma o pedido de ajuda chegou até Rohan e a resposta foi imediata.

Aragorn foi o primeiro a ver o sinal de socorro, e vem a clássica cena do filme onde Aragorn diz: "O farol está aceso. Gondor pede ajuda" e o rei de Rohan Theoden responde "E Rohan responderá" e a partir deste momento, eles se preparam para a guerra.

Nesta parte, já entramos no último filme da trilogia, O retorno do Rei.

O Retorno do Rei


Na minha opinião, o filme com mais texto motivacional de uma forma de dizer que tudo dará errado, mas não naquele dia, em que assisti. O discurso de Aragorn nos portões negros para motivar seu povo, foi o um discurso escatológico pessimista com um engajamento cultural muito forte.


A grande batalha pela terra média acontece logo após a chegada dos exércitos de Mordor em Gondor, ela é feroz, e muitas coisas acontecem, quando os exércitos de Gondor e Rohan estavam sendo derrotados, chega um exército mais mortal e devastador de toda a terra média, o Exército dos Mortos.
 
Este é o exército que foi amaldiçoado por trair o antigo rei de Gondor e fugir para as montanhas, onde foram condenados a não descansar até cumprirem seu juramento de lutar pelo rei de Gondor o qual foi cumprido após a batalha em Minas Tirith.

E Frodo foi enganado por Gollum que acima de tudo desejava ter o Um Anel de volta, ele foi atraído para a toca de Laracna e lá foi derrotado, mas seu fiel jardineiro Sam espantou a gigantesca aranha enfrentou vários orques para salvar seu senhor Frodo e devolver o anel a ele.

Logo os nosso queridos heróis precisavam de um plano para ajudar os pequeninos a passar pelos exércitos de Mordor chegar na montanha da perdição e destruiu o destrutor anel de que Sauron havia um dia criado. 

Então, Aragorn com o que restou de seu exército atraiu as forças de Sauron para fora e abriu passagem para Frodo e Sam.

Trilogia Cinematográfica da Saga

Ficha técnica da trilogia do mega sucesso mundial de O Senhor dos Anéis.

  • Título: O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel

(The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring) - Estados Unidos , 2001 , 178 MIN. 


  • Direção:

Peter Jackson


  • Equipe técnica:

Roteiro: Frances Walsh, Peter Jackson, Philippa Boyens


Produção: 

Barrie M. Osborne, Frances Walsh, Peter Jackson


Fotografia:  

Andrew Lesnie


Trilha Sonora:  

Howard Shore


Estúdio: 

New Line Cinema, The Saul Zaentz Company, WingNut Films


Distribuidora:  

Warner Bros



  • Elenco:

 Alan Howard, Andy Serkis, Ben Price, Billy Boyd, Billy Jackson, Brent McIntyre, Brian Sergent, Cameron Rhodes, Cate Blanchett, Chris Streeter, Christopher Lee, Clinton Ulyatt, Craig Parker, David Weatherley, Dominic Monaghan, Elijah Wood, Elizabeth Moody, Harry Sinclair, Hugo Weaving, Ian Holm, Ian McKellen, Ian Mune, John Rhys-Davies, Jonathan Jordan, Jono Manks, Katie Jackson, Lance Fabian Kemp, Lawrence Makoare, Lee Hartley, Liv Tyler. , Lori Dungey, Mark Ferguson, Marton Csokas, Martyn Sanderson, Megan Edwards, Michael Elsworth, Noel Appleby, Norman Forsey, Orlando Bloom, Paul Bryson, Peter Corrigan, Peter McKenzie, Phil Grieve, Sala Baker, Sam La Hood, Sarah McLeod, Sean Astin, Sean Bean, Semi Kuresa, Victoria Beynon-Cole, Viggo Mortensen, William Johnson (versão extendida).


  • Sinopse:

No mundo da Terra-Média, Frodo Bolseiro (Elijah Wood), um hobbit (uma espécie de criatura mítica, de estatura entre 80 cm e 1,20 m, com pés peludos e bochechas avermelhadas), descobre que o anel mágico que ganhou de seu tio pode ser usado por um mago do mal para escravizar as pessoas de sua terra. Com a ajuda de magos, anões, elfos e outras criaturas que se unem a ele e formam a Sociedade do Anel, Frodo terá de enfrentar uma longa jornada para jogar o anel na Montanha da Perdição. O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel é o primeiro filme de uma trilogia baseada na série de livros escrita por J.R.R. Tolkien e é considerado um dos mais importantes do século 20. 



  • Título: O Senhor dos Anéis: As Duas Torres

(The Lord of The Rings: The Two Towers) - Estados Unidos , 2002 , 179 MIN. 


  • Direção:

Peter Jackson

  • Equipe técnica:

Roteiro

Frances Walsh, Peter Jackson, Philippa Boyens, Stephen Sinclair


Produção: 

Barrie M. Osborne, Peter Jackson, Tim Sanders


Fotografia:  

Andrew Lesnie


Trilha Sonora:  

Howard Shore


Estúdio: 

New Line Cinema, The Saul Zaentz Company


Distribuidora:  

Warner Bros

  • Elenco:

Andy Serkis, Bernard Hill, Billy Boyd, Billy Jackson, Brad Dourif, Bruce Allpress, Bruce Hopkins, Bruce Phillips, Calum Gittins, Cate Blanchett, Christopher Lee, Craig Parker, David Wenham, Dominic Monaghan, Elijah Wood, Hugo Weaving, Ian McKellen, Jed Brophy, John Bach, John Leigh, John Noble, John Rhys-Davies, Josh Wood, Karl Urban, Katie Jackson, Lee Hartley, Liv Tyler. , Miranda Otto, Nathaniel Lees, Olivia Tennet, Orlando Bloom, Paris Howe Strewe, Phil Grieve, Ray Trickett, Robbie Magasiva, Robert Pollock, Robyn Malcolm, Sala Baker, Sam Comery, Sean Astin, Sean Bean, Stephen Ure, Victoria Beynon-Cole, Viggo Mortensen.

  • Sinopse:

No final do primeiro filme da trilogia, a Sociedade do Anel, designada para levar a jóia em segurança até a Montanha da Perdição, é dissolvida. A partir disso, duas narrativas paralelas compõem a trama de Senhor dos Anéis: As Duas Torres: de um lado Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) saem em busca de Merry (Dominic Monaghan) e Pippin (Billy Boyd), os hobbits seqüestrados pelos terríveis orcs. De outro, Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) rumam para a Montanha da Perdição, carregando o precioso anel que precisa ser destruído.



  • Título: O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

(The Lord of The Rings: The Return of The King) - Estados Unidos, 2003, 201 MIN. 

  • Direção:

Peter Jackson

  • Equipe técnica:

Roteiro: Frances Walsh, Peter Jackson, Philippa Boyens


Produção: 

Barrie M. Osborne, Frances Walsh, Peter Jackson


Fotografia:  

Andrew Lesnie


Trilha Sonora:  

Howard Shore


Estúdio: 

New Line Cinema, The Saul Zaentz Company, WingNut Films


Distribuidora:  

Warner Bros

  • Elenco:

Alan Howard, Alexandra Astin, Alistair Browning, Andy Serkis, Bernard Hill, Billy Boyd, Billy Jackson, Brad Dourif, Bret McKenzie, Bruce Hopkins, Bruce Phillips, Bruce Spence, Cate Blanchett, Christopher Lee, David Aston, David Wenham, Dominic Monaghan, Elijah Wood, Harry Sinclair, Hugo Weaving, Ian Holm, Ian Hughes, Ian McKellen, Jason Fitch, Jed Brophy, Joel Tobeck, John Bach, John Noble, John Rhys-Davies, Karl Urban, Katie Jackson, Lawrence Makoare, Lee Hartley, Liv Tyler. , Maisy McLeod-Riera, Marton Csokas, Miranda Otto, Noel Appleby, Orlando Bloom, Paul Norell, Pete Smith, Peter Tait, Richard Edge, Robert Pollock, Ross Duncan, Sadwyn Brophy, Sala Baker, Sarah McLeod, Sean Astin, Sean Bean, Shane Rangi, Stephen Ure, Thomas Robins, Todd Rippon, Viggo Mortensen.

  • Sinopse:

No final do primeiro filme da trilogia, a Sociedade do Anel, designada para levar a jóia em segurança até a Montanha da Perdição, é dissolvida. A partir disso, duas narrativas paralelas compõem a trama de Senhor dos Anéis: As Duas Torres: de um lado Aragorn (Viggo Mortensen), Legolas (Orlando Bloom) e Gimli (John Rhys-Davies) saem em busca de Merry (Dominic Monaghan) e Pippin (Billy Boyd), os hobbits seqüestrados pelos terríveis orcs. De outro, Frodo (Elijah Wood) e Sam (Sean Astin) rumam para a Montanha da Perdição, carregando o precioso anel que precisa ser destruído.



Obras de J.R.R Tokien

Selecionamos alguns clássicos de J.R.R Tolkien para que você possa desfrutar deste universo encantador.


Capas de Edições Especiais

Trilogia de O Senhor dos Anéis e O Hobbit | Veja capas de edições especiais

Gostou deste especial sobre a Terra Média? Então, corra para assistir os filmes, se você nunca viu e leia todos os livros e mergulhe neste imenso universo de Tolkien.

Especial Mostarda Nerd #1 Senhor dos Anéis


É com imenso prazer que apresentamos o nosso primeiro podcast especial! Todo mês lançamos em nosso site uma matéria especial sobre determinado assunto. E no mês de fevereiro o tema foi Senhor dos Anéis. Então seguindo a tradição, iremos lançar juntamente ao nosso site, um episódio desse novo quadro "Especial Mostarda Nerd" acrescentando ainda mais conteúdo na matéria.

Nessa primeira edição os integrantes de nossa equipe já conhecidos pelo público do MostardaCast: Wellington Alves e Emanuel Oliveira receberam o João Marcelo, criador da matéria e especialista no tema em nossa redação, para debater um pouco sobre a trilogia, explicar pontos importantes da trama e outras curiosidades desse vasto universo criado por J. R. R. Tolkien!

Clique no botão abaixo e ouça agora!

ESPECIAL

A SAGA DE STAR WARS NO CINEMA
Matéria elaborada por: Emanuel Oliveira e JP Vaz - Dezembro, 2019

ESPECIAL DE DEZEMBRO

Para o especial deste mês de dezembro, escolhemos abordar a saga de Star Wars. Definida pelo próprio George Lucas como uma Space Opera. A saga não é somente um clássico da cinematografia mundial, mas uma verdadeira obra-prima da ficção-científica. A franquia Star Wars tornou-se um império que se estende em vários segmentos (universo estendido), e que se renova a cada novo episódio movimentando milhões de fãs espalhados ao redor do mundo através de gerações. Nosso abordagem será sobre os filmes lançados no cinema contando esta saga que tanto nos apaixona.


QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!

O QUE É
STAR WARS?
“A long time ago, in a galaxy far, far away…”.

Guerra nas Estrelas (Star wars) é uma história de fantasia que engloba elementos batidos na literatura e no cinema, como romance, drama, humor e luta entre bem e mal.

O centro da trama é uma disputa política entre um império tirano e ditatorial e um grupo libertário; Luke Skywalker, Han Solo e Princesa Leia, lutam na chamada Aliança Rebelde contra a tirania do Império Galáctico.

O enredo é permeado pela tragédia pessoal de Anakin Skywalker, um Jedi (do bem) que sucumbe ao Lado Sombrio da Força (do mal) se transformando no vilão Darth Vader, que é um dos líderes do Império Galático.

O Começo


Em 25 de maio de 1977 chegava nas telas do cinema nos EUA, o que viria a ser um mega sucesso Star Wars, primeiro filme de uma franquia multimilionária da indústria cinematográfica que acabou rendendo a George Lucas, prestígio e sucesso de um império que vai além do cinema.

Para dar vida a saga de Star Wars, o jovem George Lucas foi buscar inspirações em algumas fontes. A primeira, sem dúvidas, foi a ficção científica. Além de Flash Gordon, a série literária John Carter e o livro Duna foram influências importantes para a construção do que viria a ser um dos maiores sucessos do cinema mundial. George Lucas também buscou inspirações nos filmes de Akira Kurosawa. No entanto, talvez a mais importante e primordial, que ele tomou como referência o livro “O Herói de Mil Faces”, escrito pelo mitologista e escritor norte-americano Joseph Campbell.
ENTENDA A CRONOLOGIA

Personagens Galácticos

Não consideramos na lista, quem são os principais, ou secundários. São inúmeros os personagens que aparecem durante toda a saga de Star Wars.

DARTH VADER


  • Antes um cavaleiro Jedi, Anakin foi seduzido pelo lado sombrio da Força, tornou-se Darth Vader, um Lorde Sith e liderou a erradicação do Império da Ordem Jedi. Ele permaneceu a serviço do Imperador - o malvado Darth Sidious - por décadas, reforçando a vontade de seu Mestre e procurando esmagar a Aliança Rebelde. Mas ainda havia algo bom nele...

LUKE SKYWALKER


  • Luke Skywalker foi um lendário Cavaleiro Jedi que ajudou a derrotar o Império Galáctico e a formar a Nova República, assim como a Nova Ordem Jedi. Nascido em 19 ABY em Polis Massa, filho do Cavaleiro Jedi caído Anakin Skywalker, que mais tarde se tornou seu inimigo, Darth Vader, o Lorde Negro dos Sith, e da Senadora de Naboo, Padmé Amidala, irmão de Leia Organa Solo. Luke Skywalker foi um revolucionário, foi o maior herói que a Galáxia já conheceu.

PRINCESA LEIA


  • A princesa Leia Organa foi uma das maiores líderes da Aliança Rebelde, destemida no campo de batalha e dedicada a acabar com a tirania do Império. Filha de Padmé Amidala e Anakin Skywalker, irmã de Luke Skywalker, e com uma queda por patifes, a Princesa Leia está entre os grandes heróis da galáxia. Mas a vida sob a Nova República não foi fácil para ela. Afastada por uma nova geração de líderes políticos, ela começou a se opor à Primeira Ordem como fundadora da Resistência. Esses contratempos em sua carreira política foram acompanhados por mais perdas pessoais.

HAN SOLO


  • Han Solo surgiu de uma infância empobrecida nas perigosas ruas de Corellia para se tornar um dos heróis da Aliança Rebelde. Como capitão do Millennium Falcon, Han e seu co-piloto Chewbacca passaram a acreditar na causa da liberdade galáctica, juntando-se a Luke Skywalker e à princesa Leia Organa na luta contra o Império. Após a Batalha de Endor, Han enfrentou tempos difíceis em uma galáxia caótica, levando a um confronto devastador com seu filho Ben.

OBI-WAN KENOBI


  • Obi-Wan Kenobi, um lendário mestre Jedi, era um homem nobre e talentoso nos caminhos da Força. Ele treinou Anakin Skywalker, serviu como general no Exército da República durante as Guerras Clônicas e guiou Luke Skywalker como mentor.

YODA


  • Yoda era um lendário mestre Jedi e mais forte do que a maioria em sua conexão com a Força. De tamanho pequeno, mas sábio e poderoso, ele treinou Jedi por mais de 800 anos, desempenhando papéis integrais nas Guerras Clônicas, as instruções de Luke Skywalker e abrindo o caminho para a imortalidade.

GRAND MOFF TARKIN


  • Um defensor ambicioso e implacável do poder militar, Wilhuff Tarkin tornou-se o favorito do Supremo Chanceler Palpatine e subiu rapidamente pelas fileiras imperiais. Logo após a criação do Império, ele foi encarregado da construção da Estrela da Morte. Tarkin via a Estrela da Morte como uma maneira de esmagar toda dissidência ao domínio do Império - o medo do superlaser matador de planetas da estação manteria os sistemas estelares da galáxia alinhados. Ele demonstrou o poder da estação destruindo Alderaan, mas morreu logo depois quando a própria Estrela da Morte foi destruída.

CHEWBACCA


  • Um lendário guerreiro Wookiee e co-piloto de longa data de Han Solo, Chewbacca continua a servir como primeiro companheiro fiel para realizar missões ousadas contra a Primeira Ordem, sob os controles do Millennium Falcon. Conhecido como Chewie por seus amigos mais próximos, ele fazia parte de um grupo central de rebeldes que restaurou a liberdade da galáxia durante o reinado do Império Galáctico. Conhecido por seu temperamento curto e precisão com um lançador de arco, Chewie também tem um grande coração e uma lealdade inabalável a seus amigos.

C3PO


  • O C-3PO anseia por tempos mais pacíficos, mas seu serviço contínuo à Resistência - e seu conhecimento de mais de sete milhões de formas de comunicação - mantém o dróide propenso a preocupações nas linhas de frente do conflito galáctico. Programado para etiqueta e protocolo, o Threepio foi construído por um jovem Anakin Skywalker e tem sido um companheiro constante do astromech R2-D2. Ao longo dos anos, ele esteve envolvido em alguns dos momentos mais marcantes da galáxia e em batalhas emocionantes. Desde a derrota do Império, o C-3PO serviu Leia Organa, chefe de um grupo de espiões da Resistência que visava minar a Primeira Ordem.

R2D2


  • O sempre confiável e versátil droid astromecânico R2-D2 continua seu serviço à Resistência, tornando-se um elo vital nas operações contra a Primeira Ordem. Por muitos anos, R2-D2 serviu Padmé Amidala, Anakin Skywalker e Luke Skywalker, por sua vez, mostrando grande coragem em resgatar seus mestres e amigos de muitos perigos. Mecânico de naves estelares hábeis e assistente de piloto de caça, ele tem uma amizade improvável, mas duradoura com o exigente droide de protocolo C-3PO.

STORMTROOPERS


  • Stormtroopers são tropas de choque de elite fanaticamente leais ao Império e impossíveis de influenciar a causa imperial. Eles usam uma imponente armadura branca, que oferece uma ampla gama de equipamentos de sobrevivência e controle de temperatura para permitir que os soldados sobrevivam em quase qualquer ambiente. Os Stormtroopers empunham rifles e pistolas blaster com grande habilidade e atacam em hordas para derrotar seus inimigos. Juntamente com os stormtroopers padrão, o Império organizou várias unidades especializadas, incluindo snowtroopers e tropas de escoteiros.

PADME AMIDALA


  • Padmé Amidala era uma líder corajosa e esperançosa, servindo como rainha e então senadora de Naboo. Apesar de seus ideais e tudo o que ela fez pela causa da paz, seu casamento secreto e proibido com Jedi Anakin Skywalker provaria ter consequências terríveis para a galáxia.

QUI-GON JINN


  • Um venerável e dissidente Mestre Jedi, Qui-Gon Jinn era um estudante da Força viva. Qui-Gon viveu o momento, adotando uma filosofia de "sinta, não pense - use seus instintos". Em Tatooine, Qui-Gon descobriu um jovem escravo chamado Anakin Skywalker, que era forte na Força. Sentindo o potencial do garoto, Qui-Gon libertou Anakin da escravidão. O Mestre Jedi apresentou Anakin ao Conselho Jedi, mas consideraram o garoto velho demais para começar a treinar e perigosamente cheio de medo e raiva. Eles se recusaram a permitir que Qui-Gon treinasse Anakin, mas revogaram sua decisão de cumprir o desejo de morte de Qui-Gon.

FINN


  • Comprometido com a causa da Resistência, Finn luta ao lado de seus amigos mais próximos na luta para derrotar a Primeira Ordem, o regime maligno que ele serviu como stormtrooper. Como FN-2187, ele foi treinado desde o nascimento para servir a Primeira Ordem, mas um conflito em Jakku despertou sua consciência e o levou por um caminho diferente, que se mostrou heróico e perigoso.

REY


  • Rey continua estudando os modos Jedi, mas ela fica preocupada com o que o futuro - e a Força - podem lhe guardar. Uma catadora endurecida pela vida nos duros desertos de Jakku, recentemente Rey foi atraída para um conflito de galáxias e viajou para encontrar Luke Skywalker, o Mestre Jedi perdido, para pedir sua ajuda. Essa missão terminou em decepção, mas a resiliente Rey encontrou um novo caminho a seguir.

LANDO CALRISSIAN


  • Lando Calrissian pode ter chegado atrasado à luta contra o Império, mas seu papel na destruição da segunda Estrela da Morte consolidou sua reputação como herói da Guerra Civil Galáctica. Na juventude, Lando era um esportista que buscava uma fortuna nas mesas sabacc da galáxia. Depois de perder seu amado navio, o Millennium Falcon, para Han Solo, Lando passou anos vivendo a vida alta e perseguindo esquemas de enriquecimento rápido, com resultados desiguais. Ele foi semi-respeitável como administrador do barão de Cloud City, apenas para ser atraído para a luta contra o Império. Mas a aposentadoria não foi fácil para Lando e agora, décadas depois, ele está pronto para se juntar à luta contra a escuridão.

BB-8


  • Um astromecânico esquálido, mas leal, o BB-8 acompanhou Poe Dameron em muitas missões para a Resistência, ajudando a manter sua asa-X em bom funcionamento. Quando a missão de Poe a Jakku terminou com sua captura pela Primeira Ordem, o BB-8 fugiu para o deserto com uma pista vital para a localização do Mestre Jedi Luke Skywalker. Ele voltou a Poe e ao serviço da Resistência a tempo do ataque à Base Starkiller, depois ajudou Rey a localizar o planeta de exílio de Skywalker. Carregado com uma ampla variedade de ferramentas e dispositivos úteis, ele continua seu serviço à Resistência e a seus amigos.

Naves do universo de Guerra nas Estrelas

 Confira algumas naves que tiveram participação na saga Star Wars

Millenium Falcon

A Millennium Falcon era uma espaçonave tipo cargueiro leve corelliana YT-1300 foi usada pelos contrabandistas Han Solo e Chewbacca durante a Guerra Civil Galáctica. Foi posse anteriormente de Lando Calrissian, quem a perdeu para Han Solo em um jogo de Sabacc. A nave Millenium Falcon é atualmente pilotada por Rey.

Interceptor TIE

O Interceptador TIE/IN, também conhecido como Interceptor TIE, era um tipo de caça TIE usado bastante pelo Império Galáctico, principalmente durante a Batalha de Endor. O Interceptor foi identificável pela adição de quatro painéis em forma de flecha com ponta de canhões a laser.

Destróier Estelar
Classe Imperial

O Destróier Estelar classe Imperial, conhecido como Destróier Estelar Imperial, é uma linha de naves da Frota Imperial e, depois, da frota da Primeira Ordem. Consistia de duas variantes, a classe Imperial I e a classe Imperial II. Mediam pouco mais de um quilômetro de comprimento e continham um atracadouro com vários caças TIE, um Imperial Landing Craft classe-Lambda, e contingente composto por milhares de soldados entre tropas de terra e tripulantes. 

A nave Destróier participou dos episódios: Star Wars: Episódio III: A Vingança dos Sith; Star Wars: Episódio IV: Uma Nova Esperança; Star Wars: Episódio V: O Império Contra-Ataca; e Star Wars: Episódio VI: O Retorno de Jedi.

AT-AT

Transporte Blindado para Todo Terreno, também chamado de forma mais simples como AT-AT, era um andador de combate portador de 4 "pernas", sendo este, utilizado pelo Império Galáctico. Junto com o Destróier Estelar classe Imperial e o caça estelar TIE/LN, foi um dos mais famosos símbolos de poder utilizados pelos Imperiais durante a Guerra Civil Galáctica.

O AT-AT foi introduzido pela primeira vez em O Império Contra-Ataca e também aparece em O Retorno de Jedi. O AT-AT também aparece de forma destrutiva em Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força. Depois aparecem remodelados em Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedi.

Caça Estelar X-wing

O caça estelar tipo X-wing era um tipo de caça estelar marcado por suas folhas-S que se assemelhavam ao personagem "X" do script da Galáctica Alta em formação de ataque. Os X-wing foram projetados para combates e longas missões. Durante a Guerra Civil Galáctica, a Aliança Rebelde usou caças estelares T-65B X-wing e T-65C-A2 X-wing em muitas batalhas, incluindo a Batalha de Yavin e a Batalha de Endor.

Esse modelo é pilotado nos filmes por Luke Skywalker. A nave foi a arma principal do jovem cavaleiro Jedi para destruir a Estrela da Morte, estação do vilão Darth Vader.

Caça Estelar Y-wing BTL

O Y-wing é um caça estelar usado desde as Guerras Clônicas. Usadas para bombardeiros contra naves capitais e alvos terrestres, os Y-wing são frequentemente ofuscados por modelos mais recentes, como os X-wing e A-wing. Mas a importância histórica do Y-wing é notável e serviu de forma confiável para várias gerações de pilotos de Star Wars. Era um dos principais caças da Aliança Rebelde.

Caça Estelar V-wing

Os caças V-wing da classe Alpha-3 Nimbus foram implantados pela primeira vez pela República Galáctica nos últimos dias das Guerras Clônicas - servindo na Batalha de Coruscant contra a Confederação de Sistemas Independentes - e continuaram sendo usados pelo Império Galáctico. Os caças tipo V-wing também foram utilizados como caças de escolta para a nave T-2c de classe Theta do Imperador Palpatine.

TIE Avançado X1

O caça TIE Avançado X1 foi uma nave tipo TIE remodelado e usado por Darth Vader na Batalha de Yavin. Combinando elementos do caça TIE e de outros caças mais avançados, o TIE Avançado X1 possuía ultravelocidade e escudos defletores. Esse tipo de TIE seria a base de criação do mais moderno e letal Interceptador TIE.

A presença do caça TIE Avançado X1 inspirava medo nos inimigos do Império Galáctico.

ESTRELA DA MORTE

Estação Espacial de Darth Vader

SÍMBOLO
DO IMPÉRIO

A MAIS TEMIDA E PODEROSA


A Estrela da Morte (Death Star), era uma estação de batalha móvel pelo espaço profundo do tamanho como de uma lua, sendo esta, construída pelo Império Galáctico.

Com 120 km de diâmetro e 357 andares internos, o tamanho da Estrela da Morte a tornava similar a uma lua (protótipo da lua de Saturno Mimas). Porém, a arma/estação espacial (capaz de abrigar TIE fighters, Detroyers Imperiais, milhares de Stormtroopers e os caças TIE Avançados de Darth Vader) podia se locomover pelo espaço na velocidade da luz. Seu superlaser (alimentado por um reator hypermatter e cristais Kyber gigantes) tinha o poder de destruir um planeta inteiro. O superlaser tinha o formato de uma gigantesca cratera. O projeto era o grande orgulho de Darth Vader, e seu eventual comandante Grande Moff Wilhuff Tarkin para exporem a filosofia militar da chamada Doutrina Tarkin.

Em Star Wars, existiram duas estações espaciais Estrela da Morte, orgulho de  Darth Vader, a primeira estação acabou sendo destruída por um tiro disparado pelo piloto Rebelde Luke Skywalker com a ajuda da Força em Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança. A segunda (ainda não finalizada, mas com sua arma principal concluída) aparece em Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi, quando é novamente destruída pela Aliança Rebelde.

Filmes da saga Star Wars


Quem é fã de Star Wars já está na maior expectativa para a estreia do novo filme.

Star Wars tem várias ordens para assistir os filmes, recomendamos para os novatos na saga, a ordem indicada para assistir é a seguinte:
(Episódios IV, V, I, II, III, VI, VII e VIII)
Essa ordem é indicada para os iniciantes na saga, pois ela segue o fluxo de História, evitando spoilers dos episódios IV e V.

STAR WARS: EPISÓDIO IV - UMA NOVA ESPERANÇA, 1977


Luke Skywalker (Mark Hammil) sonha ir para a Academia como seus amigos, mas se vê envolvido em uma guerra intergalática quando seu tio compra dois robôs e com eles encontra uma mensagem da princesa Leia Organa (Carrie Fisher) para o jedi Obi-Wan Kenobi (Alec Guiness) sobre os planos da construção da Estrela da Morte, uma gigantesca estação espacial com capacidade para destruir um planeta. Luke então se junta aos cavaleiros jedi e a Hans Solo (Harrison Ford), um mercenário, para tentar destruir esta terrível ameaça ao lado dos membros da resistência. 

STAR WARS: EPISÓDIO V - O IMPÉRIO CONTRA-ATACA, 1980


As forças imperais comandadas por Darth Vader (David Prowse) lançam um ataque contra os membros da resistência, que são obrigados a fugir. Enquanto isso Luke Skywalker (Mark Hamill) tenta encontrar o Mestre Yoda, que poderá ensiná-lo a dominar a "Força" e torná-lo um cavaleiro jedi. No entanto, Darth Vader planeja levá-lo para o lado negro da "Força". 

STAR WARS: EPISÓDIO VI - O RETORNO DE JEDI, 1983


O Imperador está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker liberta Hans Solo e a Princesa Leia das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias. Luke só se tornará um cavaleiro Jedi quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da "Força". No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.


STAR WARS: EPISÓDIO I - AMEAÇA FANTASMA, 1999


Quando a maquiavélica Federação Comercial planeja invadir o pacífico planeta Naboo, o guerreiro Jedi Qui-Gon Jinn (Liam Neeson) e seu aprendiz Obi-Wan Kenobi (Ewan McGregor) embarcam em uma aventura para tentar salvar o planeta. Viajam com eles a jovem Rainha Amidala (Natalie Portman), que é visada pela Federação pois querem forçá-la a assinar um tratado político. Eles têm de viajar para os distantes planetas Tatooine e Coruscant em uma desesperada tentativa de salvar o mundo de Darth Sidious (Ian McDiarmid), o demoníaco líder da Federação que sempre surge em imagens tridimensionais (a ameaça fantasma). Durante a viagem, Qui-Gon Jinn conhece um garoto de nove anos que deseja treiná-lo para ser tornar um Jedi, pois o menino tem todas as qualidades para isto. Mas o tempo revelará que nem sempre as coisas são o que aparentam.


STAR WARS: EPISÓDIO II - ATAQUE DOS CLONES, 2002


O Imperador está supervisionando a construção de uma nova Estrela da Morte. Enquanto isso Luke Skywalker liberta Hans Solo e a Princesa Leia das mãos de Jaba, o pior bandido das galáxias. Luke só se tornará um cavaleiro Jedi quando destruir Darth Vader, que ainda pretende atraí-lo para o lado negro da "Força". No entanto a luta entre os dois vai revelar um inesperado segredo.


STAR WARS: EPISÓDIO III - A VINGANÇA DOS SITH, 2005


As Guerras Clônicas estão em pleno andamento e as diferenças entre o Conselho Jedi e o Chanceler Palpatine (Ian McDiarmid) aumentam cada vez mais. Anakin Skywalker (Hayden Christensen) mantém um elo de lealdade com Palpatine, ao mesmo tempo em que luta para que seu casamento com Padmé Amidala (Natalie Portman) não seja afetado por esta situação. Seduzido por promessas de poder, Anakin se aproxima cada vez mais de Darth Sidious (Ian McDiarmid) até se tornar o temível Darth Vader. Juntos eles tramam um plano para aniquilar de uma vez por todas com os cavaleiros jedi. 


STAR WARS: EPISÓDIO VII - O DESPERTAR DA FORÇA, 2015


Décadas após a queda de Darth Vader e do Império, surge uma nova ameaça: a Primeira Ordem, uma organização sombria que busca minar o poder da República e que tem Kylo Ren (Adam Driver), o General Hux (Domhnall Gleeson) e o Líder Supremo Snoke (Andy Serkis) como principais expoentes. Eles conseguem capturar Poe Dameron (Oscar Isaac), um dos principais pilotos da Resistência, que antes de ser preso envia através do pequeno robô BB-8 o mapa de onde vive o mitológico Luke Skywalker (Mark Hamill). Ao fugir pelo deserto, BB-8 encontra a jovem Rey (Daisy Ridley), que vive sozinha catando destroços de naves antigas. Paralelamente, Poe recebe a ajuda de Finn (John Boyega), um stormtrooper que decide abandonar o posto repentinamente. Juntos, eles escapam do domínio da Primeira Ordem.

STAR STAR: EPISÓDIO VIII – OS ÚLTIMOS JEDI, 2017


Após encontrar o mítico e recluso Luke Skywalker (Mark Hammil) em uma ilha isolada, a jovem Rey (Daisy Ridley) busca entender o balanço da Força a partir dos ensinamentos do mestre jedi. Paralelamente, o Primeiro Império de Kylo Ren (Adam Driver) se reorganiza para enfrentar a Aliança Rebelde. 

STAR WARS:
EPISÓDIO IX
A ASCENSÃO DE
SKYWALKER

O QUE ESPERAR DO NOVO FILME


Após os acontecimentos de Star Wars: Os Últimos Jedi (2017), o conflito milenar entre a Ordem Jedi e os Sith continua. Poe Dameron (Oscar Isaac), Rey (Daisy Ridley), Chewbacca, BB-8, C-3PO e Finn (John Boyega) são sobreviventes da Resistência. Juntos, eles enfrentarão a Primeira Ordem em uma nova batalha épica pela liberdade da galáxia. Participação de personagens icônicos, como Luke Skywalker (Mark Hamill), Princesa Leia (Carrie Fisher), Lando Calrissian (Billy Dee Williams) e Imperador Palpatine (Ian McDiarmid).

Com o retorno do Imperador Palpatine, todos voltam a temer seu poder e, com isso, a Resistência toma a frente da batalha que ditará os rumos da galáxia. Treinando para ser uma completa Jedi, Rey (Daisy Ridley) ainda se encontra em conflito com seu passado e futuro, mas teme pelas respostas que pode conseguir a partir de sua complexa ligação com Kylo Ren (Adam Driver), que também se encontra em conflito pela Força.

Nono filme da saga Star Wars, iniciada com Guerra nas Estrelas: Uma Nova Esperança (1977), e fechamento da nova trilogia retomada com Star Wars: O Despertar da Força (2015).

Aguardamos com muita ansiedade mais uma saga épica de Guerra nas Estrelas. Os fãs não veem a hora de sentar na poltrona, pegar o combo de pipoca e refri, e apreciar a cada momento do filme.

Para muitos, independentemente do filme ser bom ou ruim, sempre será mais uma saga de Star Wars. Não vamos aqui nos adentrar em críticas e por menores do filme em questão. Muito menos espalhar spoilers.

Bom Star Wars prá você!

CAPAS ESPECIAIS LANÇADAS PELA EW

 Star Wars: A Ascensão Skywalker | Veja capas especiais das três trilogias pela EW

Star Wars: A Ascensão Skywalker teve capas especiais reveladas para a edição da Entertainment Weekly, que traz três diferentes versões de revistas homenageando a saga composta por nove filmes, com cada uma delas centrada em  personagens de determinados períodos das histórias vistas nas trilogias.

Star Wars: A Ascensão de Skywalker em cartaz nos cinemas.

Você sabia? Curiosidades de Guerra nas Estrelas

  1. O grande vilão Darth Vader foi interpretado por 6 atores; foram eles: David Prowse (James Earl Jones na voz) nos filmes Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, Guerra nas Estrelas: O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Bob Anderson (dublê) nos filmes Star Wars: Episódio V - O Império Contra-Ataca e O Retorno de Jedi. Sebastian Lewis Shaw fez uma aparição como o fantasma da força no final do filme o Retorno de Jedi. Jake Lloyd no filme Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma e Hayden Christensen nos filmes Star Wars: Episódio 2 – Ataque dos Clones e Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith.
  2. A roupa usada por Bossk, o caçador de recompensas, já tinha sido usada em Doctor Who.
  3. A cena na qual Luke Skywalker é espancado por um Wampa foi criada para disfarçar as cicatrizes do rosto de Mark Hamill, que tinha sofrido um acidente grave de carro.
  4. A frase “tenho uma sensação ruim sobre isso” foi dita em todos os filmes.
  5. Luke Skywalker se chamava Luke Starkiller no roteiro original.
  6. C-3PO foi inspirado na robô Maschinenmensch, do filme alemão Metropolis (1927) dirigido pelo austríaco Fritz Lang.
  7. O dia 4 de Maio e a data mais importante do calendário para os fãs dos filmes. Uma das frases mais icônicas dos filmes “May the Force be with you” é o motivo para esse feriado não-oficial ser comemorado no dia 4 de Maio. Em inglês, então, criou-se o trocadilho “May the Fourth Be with You” — algo como “Que o 4 de maio esteja com você” e, desde então, a data é celebrada por milhares de pessoas ao redor do mundo das mais diversas formas.
  8. O penteado marcante da Princesa Leia foi inspirado na guerreira mexicana Clara de La Rocha. Os coques laterais já eram usados pela revolucionária em meados dos anos 1910, durante a Revolução Mexicana.
  9. Algumas locações usadas para Tatooine ainda estão de pé na Tunísia e são usadas pelos habitantes.

EM BREVE ESTAREMOS COM UMA PÁGINA VOLTADA SOMENTE     PARA A SAGA DE STAR WARS, ABORDANDO HISTÓRIAS, CURIOSIDADES, CÂNON, LEGENDS, O UNIVERSO EXPANDIDO DA SAGA E MUITO MAIS.

Se você é fã de Star Wars e tem domínio sobre a saga e deseja de forma voluntária nos ajudar a criar uma página dentro do site do Mostarda Nerd voltado com conteúdos do universo galáctico de Guerra nas Estrelas.

Entre em contato com nossa equipe de conteúdo no e-mail disponibilizado abaixo para maiores informações.

contato@mostardanerd.com.br

                       
                                                                                        
                                                                                       Seja bem-vindo à bordo!

Ouça nossos podcasts com histórias e opinões sobre a vida, o mundo e a cultura pop em geral.
Sempre com bom humor com conversas descontraídas e supimpas!

Clique no banner à esquerda e ouça agora!

ESPECIAL
CORINGAS NO CINEMA


Matéria elaborada por: Guilherme Hintz - Novembro, 2019
Supervisão: JP Vaz 

A tragetória do Coringa no cinema

Com o sucesso que tem feito o filme Joker nos cinemas de todo o mundo, nós aqui do Mostarda Nerd decidimos trazer pra vocês uma lista em ordem cronológica com todas as versões do principal inimigo do homem morcego na história do cinema.
Cesar Romero

A primeira aparição do famoso palhaço aconteceu em 1966, no filme "Batman: The Movie". Um filme baseado na série de TV com o mesmo nome, que era exibida pela emissora AMC. Nessa adaptação tivemos a versão mais cômica do personagem, onde seus planos malignos eram retratados como coisas absurdas, por exemplo, transformar a água de Gotham em gelatina. Outra característica que marcou o personagem foi a resistência do ator em manter seu bigode, e assim apenas passando maquiagem por cima, o que no final não adiantava de muita coisa.
Jack Nicholson

Dessa vez para “Batman”(1989), o primeiro de uma série de filmes de Tim Burton, recebemos uma versão mais ácida do personagem, interpretado por Jack Nicholson. Aclamado pela crítica e pelo público, arrecadou US$ 411.348,924 milhões, e ainda é o preferido de muitos fãs. Aqui temos uma das origens do personagem, até então com nome de Jack Napier. Durante uma fuga, Jack cai em um tonel com produtos químicos, o que muda de vez sua aparência, incluindo o famoso sorriso fixo, a pele branca e cabelos verdes. Na história Jack também foi o responsável por assassinar os pais de Bruce Wayne, logo podemos dizer que o aqui Coringa foi responsável da criação do Batman, certo?
Heath Ledger
 
Considerado por muitos como o melhor coringa de todos, Heath Ledger interpretou o personagem em “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008). Aqui temos uma versão perturbadora do palhaço para o filme de Christopher Nolan, com sua maquiagem propositalmente desleixada, uma cicatriz sinistra na boca, e uma atuação que despensa comentários de Ledger que, até então, recebia muitas críticas por conta dos fãs, esses que alegavam que ele não era bom suficiente para o papel. Porém a atuação memorável de Heath Ledger garantiu um Oscar como Melhor Ator Coadjuvante, sendo um sucesso total entre crítica, fãs e público geral.

Jared Leto

Aqui infelizmente temos um fracasso. O filme “Esquadrão Suicida” (2016) apesar de contar com um elenco de peso, como Will Smith (Pistoleiro) e Margot Robbie (Arlequina), não deixou boas lembranças nos fãs. Após uma divulgação massiva feita toda em cima do casal Coringa & Arlequina, o lançamento do filme mostrou que o palhaço não tinha tanta participação assim na história. Uma caracterização no mínimo interessante feita por tatuagens e dentes de ouro, e um comportamento preocupante do ator nos sets de filmagem, o Palhaço de Leto agradou pouco, e dificilmente ocupará o top de listas das melhores adaptações do personagem da DC Comics.
Joaquin Phoenix

Aqui finalmente temos um filme próprio para o personagem. “Joker” (2019) não só serviu de inspiração para criação dessa lista, como já é considerado um dos candidatos ao Oscar. O filme de Todd Philipps trás a origem do vilão, aqui chamado pelo nome de Arthur Fleck. Na trama o personagem passa por todo o processo de metamorfose de um civil comum, embora com seus sérios problemas, para o grande palhaço do crime.
Bom, aqui listamos todas as aparições do Coringa no cinema, mas não poderíamos finalizar sem ao menos incluir como menção honrosa algumas versões marcantes do personagem para outras mídias. São elas:


Mark Hamill
 
Ator conhecido por dar vida ao personagem Luke Skywalker em Star Wars, Mark Hamill também emprestou sua voz para o Coringa em “Batman: A Série Animada” e na saga de (ótimos) jogos “Batman: Arkham”

Cameron Monaghan

Apesar de não ter muito tempo de tela, Cameron Monaghan fez um bom trabalho ao interpretar o personagem inicialmente chamado de Jerome Valeska na série de TV Gotham. Mesmo de não ser uma das mais aclamadas versões do vilão, também não carrega consigo muitas críticas a sua versão.
Neymar Jr.

Você provavelmente já se deparou com a imagem que o Menino Neymar postou em seu Instagram fantasiado de Coringa para uma festa de Halloween. Bom, então, Ney Joker. Por que não?
E aí, agora que relembramos todas as versões do palhaço do crime, já sabe qual a sua favorita?

Essa foi nossa lista de todos os coringas da história do cinema. Esperamos que gostem! :)

Colaboração: Guilherme Hintz.

#MostardaNerd #Coringa #Joker